A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) acaba de receber a confirmação da associação entre o Zika Vírus com a microcefalia e outras malformações.
Um exame realizado pelo Centro de Prevenção e Controle (CDC) dos Estados Unidos confirmou a hipótese em quatro casos. “A investigação é resultado da cooperação internacional com o Centro de Prevenção e Controle (CDC) com o Ministério da Saúde”, informou a coordenadora da CPS, Cláudia Frederico.
Os quatro casos são relativos a dois abortos e dois recém-nascidos falecidos com poucas horas de vida. Todos os casos foram positivos para Zika vírus usando PCR, e as amostras do cérebro dos dois recém-nascidos submetidas à análise imunohistoquímica foram positivas.
Ambos apresentavam microcefalia e outras malformações.
De acordo com a investigação clínico-epidemiológica feita pela UFRN, todas as gestantes apresentaram febre e exantema (manchas vermelhas) durante a gestação.
Em relação aos casos de aborto, as amostras foram testadas para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes vírus e dengue, todas com resultados negativos.
Com informações da Assecom do Governo do Estado.
Meus senhores. O que venho gritando há tanto tempo? Perde-se a minha voz no vento.
Lástima não ser uma autoridade . Sou criatura lúcida e isso parece não ter valor.
Sua voz perde-se ao vento?
A senhora é uma criatura lúcida e isso parece não ter valor?
Lembra-se do que eu lhe disse num comentário tão logo a senhora alertou para o perigo ZICA VÍRUS?
Lembra-se? Eu lhe disse que a senhora ia sentir na pele o que eu sinto há muito mais tempo.
Lucidez aqui é saber ficar rico da noite para o dia.
Dormem no ar condicionado e lá estão preocupados com quem possa contrair esta doença. A única preocupação que existe é com o enriquecimento meteórico.
Quando li este seu comentário reclamando do tempo que está a gritar me lembrei de uma estória:
Num manicômio existia um poste muito alto que possibilitava a quem nele subisse vislumbrar toda a paisagem em redor do hospício. E todos os dia, mal o sol saía, um doido subia no poste e lá ficava até o escurecer. Um dia um novo doido chegou e começou a se perguntar o que de tão interessante aquele maluco via lá do alto do poste para passar o dia todo lá em cima.
E para matar a curiosidade, não esperou no dia seguinte sequer o sol nascer. Madrugada ainda e já estava no topo do poste. E lá ficou por todo o dia vendo apenas uma região de areia que lembrava um deserto. Já noite feita desceu e aborrecido, como se tivesse sido enganado, perguntou ao doido que todo dia subia o que ele via lá de cima do poste, já que passou todo o dia e não tinha visto nada.
O doido sapecou:
Então você sobe hoje no poste e já quer ver alguma coisa? Eu subo neste poste há mais de três anos e nunca vi nada. Você não acha que está querendo demais?
Sra. Naide, há mais de três anos eu clamo por oferecer sugestões para Educação, Saúde e Segurança.
Sra. Naide, há mais de três anos eu clamo oferecendo denúncias FUDAMENTADAS.
Sra. Naide, há mais de três anos eu não consigo ser ouvido.
Eu estou em Mossoró, Sra. Naide. A senhora tenta alertar Mossoró.
Que Deus nos proteja.
///
RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS EM BREVE. AGUARDEM!
TUDO PODE ESTAR POR UM SEGUNDO.
É um momento difícil, perigoso. Como leiga não me cabe falar, sugerir. Mas o meu grito há de ter valor no sentido de precaução para as grávidas. A Secretaria de Estado divulga uma “associação” entre ZIKA,microcefalia e outras malformações. Lendo artigos, entendi que há uma diferença fundamental entre associação e coexistência. Resumindo…isso me parece o começo de uma tormenta, sem que tenhamos estatísticas corretas. Talvez o meu pouco saber nessa luta, minha procura científica, seja a árvore que deveria plantar em minha vida.