Do Congresso em Foco
O senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator da proposta de emenda à Constituição do Pacto Federativo, adiantou que vai alterar o texto enviado pelo governo para que a extinção dos menores municípios do país seja decidida por seus próprios moradores.
Se a PEC for aprovada este ano, o plebiscito acontecerá junto com as eleições municipais de 2024.
“Chegou-se à conclusão de que, se não passar por plebiscito, provavelmente vai ter um monte de ação no Supremo considerando inconstitucional, porque [esses municípios] foram criados por plebiscito”, disse Bittar.
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
A Constituição já prevê a possibilidade de fusão entre municípios (art. 18, parágrafo 4º). A emenda é uma forma de tornar mais democrática uma proposta que já nasceu fadada ao fracasso.
Centenas e centenas de municípios brasileiros, senão milhares, não produzem po-rra nen-hu-ma e só dispõem de duas ruas: A da frente e de trás.
Mais: Se o morador que mora na entrada da cidade peidar, o que mora na saída reclama o fedor.
Mas em ‘compensaçãaaaaao’ tem prefeitura, tem prefeito, tem vice-prefeito, tem vereadores, tem assessooooor de vereadooooor, tem secretários e secretarias, tem um horror de casas alugadas para servir à prefeitura que, de quebra, é uma casa alugaaaada , enfim, 90% da população sobrevive às custas da… prefeitura que por sua vez, repito, não produz porra nenhuma. Só come.
Ah, não produz nada, mas é um excelente curral eleitoral. O gado sabe disso.
– Muuuuuuuuuu……!
– Kkkkkkkk….Num disse?