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sexta-feira - 14/11/2008 - 10:40h

Faixa tem força maior do que TV, rádio, jornal e saite?

Na interpretação que ganha corpo no TRE (veja matéria abaixo), faixas dependuradas em postes são mais eficientes à propaganda e divulgação de imagem de um candidato, do que rádio, TV e jornais.

Assim é o que se pode entender do início do julgamento da chapa eleita em Acari este ano, encabeçada por Antônio Carlos Medeiros, que obteve 50,87% dos votos válidos.

O “medidor” dos efeitos da faixa é abstrato e segue raciocínios obtusos, que nenhum especialista em marketing e ciências sociais sustentaria. Entretanto define o destino de candidatos e candidatos, eventualmente acusados de postura vedada pela lei 9.504/97 que rege a propaganda eleitoral.

A “potencialização” é a idéia dos efeitos que determinado procedimento teve ou teria sobre a massa eleitora.

O bafômetro consegue medir a quantidade de álcool no organismo, o tensiômetro aponta a pressão arterial, mas o “aparelho” que o TRE do RN faz uso para avaliar se o candidato levou vantagem ou não em relação aos adversários, é sui generis. Não existe à venda.

Os primeiros votos quanto ao julgamento relativo às eleições do Acari indicam que faixas dependuradas em postes decidiram os rumos das eleições, beneficiando o prefeito eleito. “Houve grave lesão” à lei, mediu o juiz Fernando Pimenta. E olhe que as faixas foram afixadas em meio a festejos sócio-religiosos.

Já em Mossoró, emissoras de rádio, jornais e várias TV´s, além de saite oficial da prefeitura, não teriam gerado qualquer benefício para a prefeita que era candidata à reeleição. Assim entendeu o TRE.

Em Acari, é bom salientar, Antônio Medeiros não tentava novo mandato, mas tinha apoio do prefeito Juarez Bezerra.

Vá entender.

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Comentários

  1. johnnatas mikael diz:

    vejo que o judiciário norte-riograndense é tão fétido quanto à política, esperemos como o TSE vai se pronunciar em relação a isto.

  2. Eduardo Fernandes diz:

    Carlos, após esta tese levantada no TRE-RN, quem realmente deve estar enganado quanto a eficácia da Televisão e Internet é Duda Mendonça, Nizan Guanaes, Washington Olivetto, dentre outros, senão todos, publicitários e marqueteiros brasileiros.
    Vamos aguardar a posição final do TSE!

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