• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 06/12/2009 - 00:19h

Família Borges tem garantia que escola terá nome mantido

O movimento para preservação da "Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges", que este Blog empunhou, já tem desdobramento positivo. Ainda bem. 

Um dos herdeiros do patrono desse educandário de quase 50 anos em Mossoró, Ricardo Borges, o "Borjão", comenta o assunto.

Veja abaixo:

Na tarde do dia 4 (sexta, ontem) recebi os telefonemas dos manos que residem em Mossoró-RN: Chico Borges (ex-vereador) e Ana Borges.

Ambos me informaram que receberam uma comunicação do secretário Gustavo Rosado que em nome da prefeita Fátima Rosado disse o seguinte:

“A Prefeitura de Mossoró, de maneira alguma irá apagar o nome de Joaquim da Silveira Borges Filho da memória de nossa cidade. A pretensão da prefeitura é transformar a Escola Municipal em um ‘Centro de Capacitação Tecnológica’ para os profissionais na área de Educação, através de um convênio com o Banco do Nordeste e o Ministério da Educação".

"(…) O patrono de referido Centro permanecerá sendo o pai de vocês, Joaquim da Silveira Borges Filho. A descentralização das escolas públicas do centro da nossa cidade, em virtude das implantações das escolas nos bairros, ocasionou o esvaziamento de alunos na Escola Municipal Joaquim Borges, por ser mais prático para os pais dos alunos, que os mesmos sejam educados nos bairros onde estão fixadas as suas residências)".

"(…) Portanto, a Prefeitura não pretende ceifar os direitos dos alunos carentes. Os mesmos serão remanejados para as escolas dos seus bairros, assim como os servidores e os professores, serão mantidos em outras escolas”.

Diante dessas explicações, agradeço a atenção da prefeita Fátima Rosado, em ter dar satisfação à família de Joaquim Borges sobre as notícias veiculadas na mídia de Mossoró e veiculadas em meu Blog. 

Resta-nos agora aguardar o rumo a ser desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, esperando que a população carente de recursos não venha a ser prejudicada na formação da educação dos seus entes queridos.

Atenciosamente,

Ricardo Antônio da Silveira Borges (Borjão)

Nota do Blog – Meu querido Borjão, a sua luta, de sua família, é também nossa.

É em defesa de uma Mossoró que respeite o passado, zele sua  história e não se resuma à deificação de uns poucos "gênios". 

Há mais "caroço" nesse "angu". O Blog ao potencializar o assunto acabou por gerar uma reviravolta no caso.

Mantenhamo-nos alertas.

Compartilhe:
Categoria(s): Terezinha Queiroz

Comentários

  1. MARCOS PINTO- ADVOGADO. diz:

    HÁ QUANTAS ANDA A INDIFERENÇA E O DESCONHECIMENTO DOS PERSONAGENS HISTÓRICOS DE MOSSORÓ, POR PARTE DO SR. PREFEITO DE FATO GUSTAVO ROSADO. VEJAM QUE O MESMO REITERADAMENTE SE REFERIU AO FOLCLÓRICO POLÍTICO “CHUMBO GROSSO” COMO SENDO JOAQUIM DA SILVEIRA BORGES FILHO, QUANDO NA REALIDADE ESTE É SEU FILHO, MAIS CONHECIDO COMO BORJINHO,ADVOGADO QUE RESIDIA NO RJ,FALECIDO HÁ CERCA DE 05 ANOS.

  2. Everton Carlos da Costa Cardoso diz:

    Deus criou o homem. E este inventou a internet. Melhor para Mossoró. Que tem no blog do Carlos Santos uma grande arma para lutar contra os desatinos da administração do prefeito de fato, Gustavo Rosado.

  3. Ricardo Borges diz:

    Amigo Carlos Santos,

    O nome do meu pai é mesmo Joaquim da Silveira Borges Filho. O do meu irmão Borjinho era Joaquim da Silveira Borges Júnior.

    Agradeço a publicação do meu texto no seu conceituado e movimento Blog.

    Abraço amigo do,

    Borjão

  4. MARCOS PINTO- ADVOGADO. diz:

    DO ALTO DE MINHA OMBRIDADE PESSOAL, PEÇO MINHA DEVIDA DESCULPA AO GUSTAVO ROSADO, OBSERVANDO,TODAVIA, QUE FUI INDUZIDO AO EQUÍVOCO PELA RETENTIVA DA DENOMINAÇÃO DO COLÉGIO QUE O TITULAVA COMO SENDO “GINÁSIO MUNICIPAL JOAQUIM DA SILVEIRA BORGES”.

  5. MARCOS PINTO. diz:

    EM ADENDO AO MEU COMENTÁRIO: GINÁSIO MUNICIPAL JOAQUIM DA SILVEIRA BORGES. TENHO FOTOS RATIFICANDO MEU COMENTÁRIO.

  6. Ieda Maria Araújo Chaves Freitas diz:

    Ilustre Senhor
    Carlos Santos
    Bom noite

    A prefeita Fafá Rosado fez constar em seu Programa de Governo para essa segunda gestão, a instalação do Centro Integrado de Tecnologias Educacionais e Formação Continuada “Joaquim da Silveira Borges”. Dessa maneira, ratificamos que apenas haverá mudança de status daquele equipamento, mantendo-se sua tradicional função pública de ofertar serviços educacionais e a justa homenagem ao ilustre Joaquim da Silveira Borges.
    A criação desse Centro é uma necessidade para a manutenção da formação continuada e capacitação dos servidores públicos, conforme previsto na política de valorização dos servidores dessa gestão.
    A escolha das instalações teve como referência a redução do número de alunos matriculados na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, que em 2008 funcionou em turno único, com apenas 314 alunos matriculados. Fenômeno semelhante afeta escolas tradicionais, a exemplo da Escola Estadual Jerônimo Rosado.
    A redução do número de alunos em algumas escolas localizadas em áreas mais próximas do centro da cidade é conseqüência benéfica dos investimentos realizados nos bairros mais afastados, que hoje contam com escolas públicas, o que facilita o acesso e diminui a evasão escolar. Atualmente, a prefeitura mantém 71 escolas de ensino fundamental na zona urbana e rural e 37 de educação infantil.
    Além disso, ocorre redução de matrículas do ensino fundamental em todo o país, devido a fatores como: redução na taxa de fecundidade das famílias. Média de dois filhos por família e não mais de cinco, oito ou dez como era há algumas décadas e a democratização da oferta de ensino, tanto da rede pública, quanto da rede privada.
    Os professores da rede municipal de ensino conhecem esta realidade, porque ela é amplamente divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP).
    Por fim, os alunos matriculados na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges terminarão suas atividades sem nenhum prejuízo, enquanto que os professores que não tiverem suas cargas horárias contempladas na Escola Joaquim da Silveira Borges, em função do número de turmas, serão relotados para outras escolas da rede, conforme a necessidade do sistema e o local de residência do servidor, quando possível.
    Profª Ieda Chaves Freitas
    Gerente Executiva da Educação

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.