• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
quinta-feira - 14/12/2023 - 10:22h
Recife

Fátima assume Consórcio Nordeste vendo ameaça de grande seca

Após reunião, governadora falou sofre urgência do PAC (Foto: reprodução do BCS)

Após reunião, governadora falou sofre urgência do PAC (Foto: reprodução do BCS)

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), vai presidir em 2024 o principal colegiado regional de gestores estaduais do País. A eleição foi por aclamação durante Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), realizada nesta quarta-feira (13) no Recife, no Instituto Ricardo Brennand.

Ela entra no lugar do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), e será a primeira mulher a presidir o Consórcio. A posse vai acontecer em janeiro de 2024, com data a ser divulgada posteriormente. “”Nossa prioridade vai ser acelerar o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Só para o Nordeste está destinada uma carteira da ordem de R$ 700 bilhões”, avisou.

A expectativa de um período de seca severa a partir de 2024 foi o assunto predominante na Assembleia Ordinária do Consórcio Nordeste. Durante a reunião, o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, José Almir Cirilo, apresentou um relatório contendo as projeções sobre o inverno, levando em conta a evolução do fenômeno El Niño, e sugestões para amenizar os problemas no Semiárido, que é a região mais afetada pelas secas.

Seca severa

“Não há dúvida de que teremos um período de seca severa, mas não sabemos a duração”, afirmou Almir Cirilo. O secretário lembrou que, no início de dezembro havia mais de 300 municípios encravados no Semiárido em situação de emergência, dos quais 152 na Bahia, 90 em Pernambuco, 31 no Rio Grande do Norte.

Antes da assembleia geral do Consórcio, os governadores do Nordeste participaram da 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, presidida pelo ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, para discutir os investimentos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE).

Entre outros assuntos, a pauta tratava da proposta do MIDR de criação de condições favorecidas a empreendimentos controlados e dirigidos por mulheres; aumento da participação de micro, pequenos e médios empreendedores no FNE e ampliação do volume de recursos para municípios de baixa renda.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Rocha Neto diz:

    Tem jeito não!
    Quando o trem sai dos trilhos e cai na ladeira, não precisa nem empurrar.

  2. M.D.R. diz:

    Já pensou se seguir o mesmo exemplo da PANDEMIA ” COVID-19 ” vai estourar burrinhos dos freios.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.