• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 22/08/2024 - 19:30h
Lei

Faturas de energia, água e gás viram suporte contra violência

Isolda é autora de uma proposição simples, direta e importante (Foto: Assessoria)

Isolda é autora de uma proposição simples, direta e importante (Foto: Assessoria)

Foi sancionada a Lei Nº 11.891 de 14.08.2024, de autoria da deputada estadual Isolda Dantas (PT), que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas públicas, sociedades de economia mista e concessionárias de serviços públicos, de água, energia elétrica e gás do Estado do Rio Grande do Norte, inserirem nas faturas de consumo os telefones para denúncia de violências. Os contatos divulgados serão da Central de Atendimento à Mulher – 180, Disque Denúncia Nacional – 100 e Disque Denúncia Estadual – 181.

A iniciativa se dá devido a importância da população ter pleno conhecimento sobre os números de telefones elencados. Isolda destaca que a matéria tratada no projeto é de direito do consumidor, estando elencadas no Art. 24 da Constituição Federal de 88.

A Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Ligue 180 – é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato), oferecido pelo Governo Federal desde 2005; atualmente, vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Ligue 180 tem por objetivo receber denúncias de violência, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminhando-as para outros serviços quando necessário.

O Disque 100 pode ser considerado como – pronto socorro – dos direitos humanos, pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a diversos grupos e/ou temas.

O Disque Denúncia Estadual (181) permite que a população possa denunciar qualquer tipo de irregularidade, ilegalidade ou repassar informações que ajudem as polícias na elucidação de delitos ou infrações de forma anônima. Isolda destaca que essa é mais uma lei para preservar a vida das mulheres e incentivar a denúncia de violações.

Nota do Blog Carlos Santos – Excelente iniciativa, deputada. Simples, direta e importante. Parabéns.

Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Lair Solano Vale diz:

    Anti PT por causa de Lula e etc mas reconhece ser um bom projeto.
    Agora faça outro assim : 10 % da verba de gabinete , de todos os deputados , ser distribuída mensalmente para as casas de estudantes e abrigo de idosos.
    Vai tirar 10 deputada do Patu que nada fez por onde nasceu, ou fez ?

  2. JARLEIDE DE SOUZA SULVA diz:

    O maior leitor e fã do seu blog, além de mim, é Lair Solano, ele não deixa passar uma só postagem, principalmente se for de “petistas”. Rs

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.