Quando Rio Grande do Norte investirá em programa hídrico que interligue seus reservatórios, com melhor aproveitamento de águas, em vez de tanto desperdício?
Quando os agentes públicos deixarão de tanta falácia, freando o eterno ciclo do assistencialismo?
Os egípcios há mais de 5 mil anos tratavam a água como um bem precioso e trabalhavam essa ideia.
Os sumérios realizaram a construção de um complexo sistema de controle da água dos rio, canais de irrigação, barragens e incontáveis diques para o pleno aproveitamento das águas.
Os romanos construíram aquedutos que transportavam água para a metrópole de longas distâncias e com uso da força da gravidade.
Os incas, no alto dos Andes, tinham avançado sistema de irrigação e distribuição do produto por todo o seu império.
Em estados modernos como Israel e Estados Unidos, regiões inóspitas foram transformadas em oásis.
No Rio Grande do Norte, água é armazenada para evaporação e despejo no mar, com baixo aproveitamento agrícola e consumo humano aquém das necessidades.
Interligar reservatórios, mapear áreas carentes, remanejar águas, promover campanhas contra desperdício etc. deveriam ser providências elementares. A começar da educação escolar.
Quanta estupidez.
E ainda dizem que precisamos conviver com o “fenômeno da seca”.
Repito o que tenho escrito há séculos: seca não é fenômeno no semi-árido. Fenômeno é inverno caudaloso.
Mas o maior fenômeno é nosso imobilismo diante de séculos de exploração da fome e sede de milhões de pessoas.
Há Rio Grande Sem Sorte!
Prezado Carlos Santos,gostaria que vc fizesse um comentário sobre o que está acontecendo em Areia Branca ,Onde foram nomeados 32 (Trinta e dois) secretários,inclusive pai e mae da prefeita.
Sou testemunha ocular de que o Rio Apodi, desde a sua jusante tem as suas duas margens com manancial hídrico que o torna semi-perene, sendo certo que pouquíssimas terras situadas nestas margens, principalmente de Apodi até Mossoró, utilizam desse precioso líquido para implantação de projetos agrícolas de irrigação para produção de capim, melancias, melão, hortaliças, batatas-doces etc. Até as pequenas glebas de terras situadas próximas à parede de contenção da Barragem de Santa Cruz fazem uso dessa água para irrigarem-nas. Devo salientar, contudo, que os governos Federal e Estadual tem suas parcelas de culpabilidade, posto que não envidam esforços no sentido de serem abertas linhas de crédito agrícola à juros que possibilitem lucros suficientes para a quitação das dívidas e o restante para aplicação em novas plantações.
A grande massa dos políticos só pénsam em eleição, eleitos continuam pensando em eleição, nada pensam de futuro para o povo só politicagem e demagogia nua e crua, falta líderes pensantes que deem prumo e rumo ou norteiem ações estrurantes, consistentes e socialmente palpaveis e desenvolvimentista sem politicagem e enganação. A grande massa da população não tem um senso crítico apurado para separar o jóio do trigo , e fica na mira dos maus politicos , oportunistas, ladrões da boa fé ,dos recursos públicos, do suor humano, traidores sem almas. São homens viciados em se manter no poder , conhecendo como se manter no poder, falta homens de bem para gerenciar a coisa publica, inteligencia para criar e disposição para buscar, a nossa carencia é muito grande de ética , moral , civismo, amor e honestidade, e com estes politicos viciados, desonestos no poder há decadas pioram. O povão devew dizer não aos traidores da boa conduta, que saudades de Cortes Pereira !!!