segunda-feira - 06/01/2025 - 07:50h
Ainda estou aqui

Fernanda Torres faz história; ganha Globo de Ouro de melhor atriz

Fernanda Torres venceu atrizes de expressão internacional e consagradas (Foto: reprodução)

Fernanda Torres venceu atrizes de expressão internacional e consagradas (Foto: reprodução)

Do Canal Meio e outras fontes

Fernanda Torres, 59, fez história na madrugada desta segunda-feira (06), ao se tornar a primeira atriz brasileira a receber o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema internacional, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Ela conquistou a estatueta de melhor atriz em drama pelo papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que perdeu para Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard, a disputa de melhor filme em língua não inglesa.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a história da luta da esposa do ex-deputado Rubens Paiva após a prisão e assassinato do marido pelos militares durante a ditadura. Fernanda dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil. “Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte persiste através da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.” (g1)

Em seu discurso improvisado, ela se mostrou surpresa com a estatueta por ter sido um ano incrível para atrizes que admira muito, e agradeceu ao diretor Walter Salles (“meu parceiro, meu amigo”), ao seu marido, Andrucha Waddington, ao ator Selton Mello e aos filhos. Assista na íntegra. (CBN)

Concorrência pesada

A atriz brasileira concorreu com as seguintes atrizes na categoria de Melhor Atriz de Filme de Drama:

Pamela Anderson, por “The Last Showgirl”;
Angelina Jolie, por “Maria”;
Nicole Kidman, por “Babygirl”;
Tilda Swinton, por “O Quarto Ao Lado”;
Kate Winslet, por “Lee”.

Das indicadas, apenas Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet já venceram o prêmio em outras edições. As três também são vencedoras do Oscar.

O último prêmio do Brasil havia sido na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” por “Central do Brasil”, também do diretor Walter Salles. “Orfeu Negro”, de Marcel Camus, em 1960, foi outro a ser premiado. O filme é ítalo-franco-brasileiro.

A atuação de Fernanda vem encantando crítica e público desde sua aclamação no Festival de Veneza, coroando uma carreira marcada pela versatilidade. (Meio)

Veja AQUI, em nosso Instagram, pronunciamento de Fernanda Montenegro logo após premiação.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.