• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 03/03/2008 - 15:11h

Festa de Fafá é louvação à “Manocracia”

Todos os vivas hoje são para a prefeita mossoense Fafá Rosado (DEM). Aniversaria nesta segunda (3). Merece os cumprimentos de todos, de qualquer matiz política.

Como mãe, filha, amiga e esposa os relatos que ouço atestam seu valor. Assino embaixo, em face da origem múltipla dos depoimentos colhidos.

A crítica sistemática que faço, é à condição de agente político. Um fracasso. É inapta.

Fafá extraviou as expectativas criadas em torno de seu nome, transferindo – sem outorga popular, o poder de gerir uma cidade com quase 250 mil habitantes e receita superior a R$ 1 bilhão (em quatro anos), para o mano caçula – o agitador cultural Gustavo Rosado. Uma irresponsabilidade que custa caro a Mossoró. Esse, meu Deus, sequer tem profissão definida. Está chefe de Gabinete. Cargo, nunca ofício.

Apesar de Rosado, com tudo à mão, apolíneo e mimado em quase 50 anos de vida em Mossoró, Gustavo aboletou-se na prefeitura para expelir arrogância represada e ratificar despreparo continuado. É uma lástima. Em uma de suas aparições mais relevantes, fora expurgado da presidência da Fundação de Cultura pelo próprio tio, então prefeito Dix-huit Rosado, em 1993. Nem vou detalhar o porquê.

O resultado dessa anomalia gerencial, qualquer pessoa medianamente bem-informada, conhecedora da realidade local e sem amarras politiqueiras, pode atestar: um caos. Não existe uma obra municipal dentro do cronograma; pagamentos a fornecedores e prestadores de serviço vivem sob atraso e até a folha de pessoal esteve ameaçada.

No campo moral, é melhor nem nos aprofundarmos em comentário.

Costumo dizer que Fafá vive tão alheia à função, que é "inimputável." Quem termina condenado é o povo, sobretudo o mais pobre e sem instrução ou discernimento. Credite-se uma parcela de culpa considerável a esse quadro, à senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao seu marido, o ex-deputado estadual Carlos Augusto (DEM). Eles venderam à sociedade a ex-adversária e prima como a "continuidade."   Não podem se eximir de responsabilidade.

Quem escala é responsável. Do futebol à política.

Na "seleção natural" para apoio em 2004 à prefeitura, prosperou a teoria "rosadocêntrica" de ver Mossoró. O mundo deve girar em torno deles. Apostaram em Fafá como "inocente útil", a fim de manipularem a administração de fora para dentro. Acertaram no estratagema pela metade. 

A prefeita não manda em patavina.

Mas não é o casal que a faz de marionete, inacessível à maioria, numa sala do Palácio da Resistência. "Fátima" é refém da própria familia, que precisa dela na cadeira de prefeito, sorrindo sem cessar. As coisas estão dando certo para eles e agregados.

Sempre "pioneira", Mossoró assiste à formação de um novo verbete da Ciência Política: a "Manocracia". É a mistura do grego "cracia" (poder) com o latim "mano" (irmão). Governo de irmãos. Seu "aperfeiçoamento" leva uma corriola ao alcance de outro estágio: a "Timocracia" – sistema de governo controlado por ricos (novos ricos, no caso).   Nós pagamos a conta do "Governo Da Gente."

Definitivamente, a empresa pública se transformou num bem familiar.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. flavio roberto diz:

    imoral é a igreja do alto da conceição que não tem missa no di ade segunda-feira abri esclusivamente pro aniversario da prefeita por 8 mil reais isso é imoral.

  2. lucia de fatima santos diz:

    Caro Joranlista, realmente mais uma vez quem merece os PARABÉNS, é você. MARAVILHOSOS seus apontamentos.
    P A R A B É N S.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Jorge Augusto diz:

    Mossoró é uma lástima! Outro dia vi duas pessoas discutindo: uma disse que tudo que havia em mossoró era obra dos rosados. A outra retrucou de imediato: – É verdade! inclusive o atraso no desenvolvimento, a buraqueira, o lixo, a corrupção local, o caos na saúde…
    o primeiro só fez se ttorcer na cadeira. Também pudera!

  4. alvaro neto diz:

    Vixe mãinha que chafurdo é esse? é igreja abrindo suas portas por 8 mil reais pra rezar por aniversariante chique, é bispo fazendo de conta que a UTI é seria, abrindo campanha da fraternidade em matadouro, Deus sabe lá porque. Gente até os valores da igreja??? Socorrrrrrrrro…. onde nós estamos???????????

  5. João Railson diz:

    Com a Palavra, O Bispo, Padre Flávio e a Igreja, não bote Deus nessa história, os Crentes também faz coisa pior.?

  6. FRANKLIN JORGE diz:

    A participação desses leitores, comentando acima o excelente e pertinente artigo do jornalista Carlos Santos sobre o aniversário da prefeita, é a prova inconteste de que há, no Brasil, uma perspectiva de mudanças. Depois da Internet, que aboliu o controle da informação, os cidadãos começam a botar as unhas de fora. Mostram, de maneira clara, que já não engolem os politicos de goela abaixo.

  7. FRANKLIN JORGE diz:

    A participação desses leitores, comentando acima o excelente e pertinente artigo do jornalista Carlos Santos sobre o aniversário da prefeita, é a prova inconteste de que há, no Brasil, uma perspectiva de mudanças. Depois da Internet, que aboliu o controle da informação, os cidadãos começam a botar as unhas de fora. Mostram, de maneira clara, que já não engolem os politicos de goela abaixo.

  8. Carlos Magno diz:

    O “mano caçula”, na vida, só tem certeza de uma coisa: Que é!

  9. Carlos Magno diz:

    É um verdadeiro teatro…teatro de vampiros, sugando o sangue do povo… Que o diga “o médico e o monstro” (membro da “família” também).

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.