Em todo perÃodo de campanha eleitoral a gente testemunha disparates diversos, que tentam questionar números e resultados, ou claramente desqualificar alguma pesquisa divulgada. Normal esse comportamento entre muitos leigos no assunto. Porém, é também uma tática consciente de quem está ou se sente inferiorizado na disputa.
Mas, por favor, se você faz parte daquela manada que é profunda desconhecedora do assunto e solta algumas abobrinhas regularmente, pare. Antes de falar ou escrever asneiras, pare.
“Essa pesquisa é mentirosa. Eu nunca fui ouvido por pesquisa,” diz-se de forma recorrente a cada campanha ou pré-campanha.
O fato de você não ter sido ouvido, não significa que a pesquisa não exista. Eu mesmo nunca fui, mas já vi e analisei centenas delas. Esse ano mesmo, mais de 50 de municÃpios do RN, ParaÃba e Ceará.
Não confunda Pesquisa com Censo. Pesquisa coleta amostragem e censo realiza uma contagem total da população.
Pesquisa visa entender as intenções de voto ou as opiniões da população sobre candidatos, partidos, ou temas relacionados a uma eleição especÃfica. O censo é um levantamento detalhado e abrangente que coleta dados demográficos, sociais, econômicos e habitacionais de toda a população de um paÃs ou região.
Na pesquisa, é coletada uma amostra dos extratos sociais, sondando o comportamento daquele universo de eleitores quanto à corrida eleitoral, aspectos administrativos etc. Compare-o com um exame de sangue, em que bastam alguns mililitros para se rastrear uma variedade de aspectos da saúde, incluindo a presença de doenças, a função de órgãos, nÃveis de nutrientes e a eficiência do sistema imunológico.
Para se identificar eventuais patologias no indivÃduo, o exame de sangue não é feito com três ou quatro litros extraÃdos de qualquer ser humano. Bastam umas gotinhas. Na pesquisa, da mesma forma.
Em relação à pesquisa e o censo, ambos utilizam métodos estatÃsticos para coleta e análise de dados. Mas não são a mesma coisa, como já assinalamos antes.
A pesquisa eleitoral foca em uma amostra especÃfica; o censo é mais abrangente e cobre toda a população. A pesquisa eleitoral é temporária e especÃfica para eleições, enquanto o censo é um levantamento geral e periódico feito a cada dez anos no paÃs, por órgão oficial que lida basicamente com esse trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica.
Espero ter contribuÃdo para que o Festival de Besteira que Assola o PaÃs (FEBEAPA) tenha alguma redução e você, se for o caso, não fique pagando mico.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Acreditar em pesquisa sim, afirmar que já ganhou é outra história.
Cavalo paraguaio nem sempre chega tão bem no final.
Contestar Lawrence é muito estranho, um coitado que engoliu corda do tio deputado.
A luta é grande e eu quero saber se vai ter fujão dos debates, será?
Nem Rosalba Ciarlini no auge da sua popularidade eleita prefeita dessa cidade quatro vezes chegou numa disputa com tanta força. Até mesmo em 2016 quando ela pegou Mossoró na situação mais caótica da sua história recente. Ele teve uma vitória com 70% de votos. O fato do prefeito está preocupado com a candidatura do adversário que segundo “as pesquisas divulgadas até o momento” não oferece risco algum a sua reeleição é um fato no mÃnimo curioso. Se já está “reeleito” assim como Rosalba achava que também estava em 2020 pra quê tentar impugnar o adversário? Sinceramente acho que os números das pesquisas internas que estão sobre a mesa dele são bem diferentes do que a “imprensa” está divulgando por aÃ. Cá pra nós sabemos que a maioria da população não se interessa por polÃtica. E muitas vezes vota em quem está na frente pra não “perder o voto”. Vamos aguardar os debates. Foi através de um “vacilo na fala da opositora” que o Allyson foi eleito. Será que ele vai dar essa brecha? Vamos aguardar.