• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 09/06/2024 - 22:52h

Festival de Repentistas, uma árdua luta à preservação da cultura

Por Aldaci de França

Ilustração do Repente/Voz de Cordel

Ilustração do Repente/Voz de Cordel

Em 2001, propomos inserir na programação do Mossoró Junina, o I Festival de Repentistas do Nordeste, o que foi acatado pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura, de então, professor Antônio Gonzaga Chimbinho (in memoriam). Ele levou a proposta à chefe da municipalidade, Dra. Rosalba Ciarlini, que acatou a ideia.

Daí, dar-se o ponto de partida de uma maratona nossa para que o projeto fosse se tornando uma tradição cultural no Mossoró Cidade Junina (MCJ), representada pelo que temos de melhor no contexto do repente. Com a configuração do evento em tradição cultural, chegamos nesse 2024 à sua 22ª edição.  Mais uma vez, ele está na programação do MCJ – dias 21 e 22 deste mês.

Não tem sido fácil a continuidade do nosso evento no Cidade Junina ao longo desse tempo, mesmo sendo justificado como tradição cultural de raiz, que indubitavelmente coaduna-se aos festejos juninos. Quem esteve à frente da pasta da cultura em 2015 (Governo Francisco José Júnior) e 2018 (Governo Rosalba Ciarlini). Em 2015, o projeto aconteceu, mas fomos  prejudicados pelo total desprezo por parte da Secretaria de Cultura, ao nosso evento, inclusive, até hoje os cachês estão adormecidos, não sei por onde.

Em 2018, o certame foi inicialmente retirado da programação do MCJ, mas a prefeita Rosalba Ciarlini, acabou o recolocando na referida programação. Se voltarmos ao tempo, identificaremos bem quem estava à frente da pasta da cultura, nos anos acima citados.

Apesar disso, estamos nos fortalecendo aos poucos, por superarmos obstáculos e barreiras encontradas nos nossos caminhos. As injeções de desestímulos têm surtido efeitos contrários, por nos sentirmos muito inspirados a sempre lutar em defesa da cultura, e acrescentamos: isso já está bem definido em nossos objetivos, como defensores da cultura popular, e no caso, em tela, com mais ênfase, a difusão do repente.

Seriamos injustos, se não registrássemos o compromisso da gestão atual do prefeito Allyson Bezerra com o Projeto Festival de Repentistas no Mossoró Cidade Junina. O tratamento dado as “grandes bandas”, “cantores renomados” etc., em termos de cumprimento de cachês, é o mesmo em relação a nós e outros artistas locais. Só temos o que agradecer pela atitude justa. Somos tratados igualmente, claro, com diferenciação nos valores.

O que justifica os nossos esforços para colocar a cantoria no patamar que merece, é a certeza de que a cada dia a nossa produção poética ganha mais qualidade, tanto  poeticamente quanto ao aspecto estético, o que  não pode ser considerado como “cultura de baixo valor”, conforme Aurélio Buarque, equivocadamente conceitua o cordel, em seu dicionário. Assim como Buarque, alguns chamados de “intelectuais” cometem o mesmo engano, quando fazem alguma referência à cantoria, ao repente, e da mesma forma ao cordel.

Para resolver esses problemas, o caminho é a pesquisa séria que poderá oportunizar um conhecimento mais embasado no contexto da poesia popular nordestina.

Diante do exposto, nos cabe agora, como sempre, cuidar bem do nosso Festival, que sem dúvidas mais uma vez vai somar no sucesso do Mossoró Cidade Junina/2024,  onde grandes nomes da cantoria como Geraldo Amâncio, Antônio Lisboa, Edmilson Ferreira, Daniel Olímpio, Edvaldo Zuzú, Felipe Pereira, Acrísio de França, André Santos, Miro Pereira, e demais repentistas de quilate similar, estarão se desafiando no Polo Poeta Antônio Francisco, 21 e 22 de junho de 2024.

Não perca.

Aldaci de França é repentista, escritor e coordenador do Festival dos Repentistas do Nordeste no MCJ

Compartilhe:
Categoria(s): Crônica

Comentários

  1. Horlando Perez diz:

    Aplausos para você meu nobre amigo poeta Aldaci de França.
    A luta continua em defesa da nossa cultura.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.