A vitória do estudante universitário Rafael Freire (PMDB) à Prefeitura de Tibau, ontem (domingo, 20), é outro sucesso familiar indireto da fauna "Ficha Suja" da polÃtica potiguar.
Apesar de não ter problemas quanto à gestão pública, Rafael é filho do ex-prefeito Sidrônio Freire (PMDB), que a princÃpio era o candidato, mas teve registro impugnado devido problemas no Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O caso de Rafael e o pai remete a outro episódio recente da polÃtica do Rio Grande do Norte.
Cassado após eleição no dia 5 de outubro de 2008, à Prefeitura de Patu, o ex-prefeito Ednardo Moura (PSB) botou a mulher Evilásia de Oliveira (PSB) à disputa de eleição suplementar. Ele tinha "engancho" no TCU e TCE também.
Ela venceu. Evilásia superou o segundo colocado, vereador Alexandrino Suassuna Filho (PMDB), por 290 votos.
A então Vila de Tibau teve sua emancipação batizada com a tendência para o masoquismo. Até agora, todos os prefeitos foram contumazes em administrações suspeitas e desastrosas.
Isso é o saldo da desastrada justiça brasileira. Só vai preso o ladrão de galinha. Os ladrões do dinheiro público estão rindo do povo. Esse paÃs jamais irá cumprir seu ideal.