A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou 11 pessoas e absolveu completamente outras três no processo da “Operação Higia”. A sentença, com 287 páginas, foi do Juiz Federal Mário Azevedo Jambo, da 2ª Vara Federal.
Além das penas de prisão, aos condenados também foram aplicados a obrigatoriedade do pagamento de multas. A Operação Higia denunciou esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, recaindo sobre fraudes em processos licitatórios, crimes de corrupção e tráfico de influência.
“A corrupção é um delito devastador em relação à credibilidade da Administração Pública. Além do dano moral, causa gigantesco prejuízo aos cofres públicos e é executado de forma dissimulada e silenciosa. No entanto, em verdade, representa um delito de extrema violência, da violência indireta, porque faz o sangue respingar longe, geralmente nas filas dos hospitais públicos, abarrotados e sem estrutura, ou na supressão das possibilidades e esperanças de futuro para aqueles que buscam uma escola pública de qualidade”, destacou o Juiz Federal Mário Jambo, na sentença.
ABSOLVIDOS
GENARTE MEDEIROS DE BRITO JÚNIOR
MARCO ANTÔNIO FRANÇA DE OLIVEIRA
MARIA ELEONORA LOPES D’ALBUQUERQUE CASTIM
CONDENADOS
EDMILSON PEREIRA DE ASSIS – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
FRANCINILDO RODRIGUES DE CASTRO – crime pelo qual foi condenado: corrupção ativa. Pena total: 3 anos e 1 mês, substituída por pena restrititiva de direito
FRANCISCO ALVES DE SOUSA FILHO – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
HERBETH FLORENTINO GABRIEL – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, estelionato, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. PENA TOTAL: 14 anos a ser cumprido inicialmente em regime fechado
JANE ALVES DE OLIVEIRA MIGUEL DA SILVA – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha e corrupção ativa. A ela foi aplicada a delação premiada. PENA TOTAL: 2 anos, 4 meses e 20 dias, convertida em restritiva de direito.
JOÃO HENRIQUE LINS BAHIA NETO – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva, tráfico de influência. PENA TOTAL: 12 anos, 5 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
LAURO MAIA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção passiva e tráfico de influência. PENA TOTAL: 16 anos, 3 meses e 18 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.
LUCIANO DE SOUSA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha e corrupção ativa. PENA TOTAL: 5 anos, 7 meses e 10 dias a ser cumprido inicialmente em regime semiaberto
MAURO BEZERRA DA SILVA – crimes pelos quais foi condenado: quadrilha, corrupção ativa, fraude ao caráter competitivo do procedimento licitatório. ENA TOTAL: 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
ROSA MARIA D’APRESENTAÇÃO CALDAS SIMONETTI – crimes pelos quais foi condenada: quadrilha, corrupção passiva. PENA TOTAL: 8 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado
ULISSES FERNANDES DE BARROS – crimes pelos quais foi condenado: corrupção passiva. PENA: 2 anos, substituída por restritiva de direito.
Com informações da Justiça Federal do RN.
Nota do Blog – O nome de maior proeminência entre os condenados é o de Lauro Maia, filho da atual vice-prefeita natalense e ex-governadora Wilma de Faria (PSB).
A Operação Higia é resultado de uma denúncia de superfaturamento e licitações fraudulentas na Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP). Teve início em 2009, com enorme repercuss~~ao.
Um dos destaques foi a prisão do filho da então governadora Wilma de Faria. Ele chegou a ser candidato a deputado estadual no ano seguinte, sem sucesso. A condenação dele foi um dos pedidos feitos pelo Ministério Público Federal (MPF).
Se fosse apurar todos os crimes do filho de Wilma Maia nunca mais ele sairia da cadeia, esses 16 anos ainda é pouco para esse LADRÃO.
CANA NELES!!!!!
Parabens pra justiça que punil os culpados . SÓ gostaria que essa mesma justiça desse uma investigada no rombo que a prefeita passada deixou na prefeitura de mossoro e tambem a carrada de dinheiro que o governo do estado junto com a marca desviou do hospital da mulher .
Pois é meu caro Erivan, imagine aí em pouco tempo surgir Socel Veículos, Terra Sal e outras empresas que neguim não conta…
O filho de Wilma vai pra cadeia mesmo, ou é só bafafa?
Realmente a uma diferença muito grande, aqui no Brasil varonil, entre ser condenado e ir preso!!!!
Infelizmente é assim!
Cabe recurso?
////
FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
Está é a administração Francisco José.
O trem carregado de pedra do FUNDEB E SUS já saiu de Brasília.
///
FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
Está é a administração Francisco José.
Este canalhas não passam 01 (um) mês na cadeia,(anotem), bem como seria de bom alvitre que tal noticia, fossem noticia na rede UOL, isto sim é uma boa matéria. Falta só o do sanguessuga, que tenho fé e esperança de ver os culpados na grade.
Caro CANINDÉ SILVA (CANINDÉ DO SANTO ANTONIO)
Pode ficar certo que passam.
O Brasil mudou.
Basta ver os que estão mofando na Papuda.
Tudo gente com livre trânsito nas altas rodas palacianas.
O Zé Dirceu, não fosse o escândalo do mensalão e hoje seria o Presidente da República. Ele era o candidato do Lula. Dilma surgiu depois que o Zé Dirceu se queimou.
Como a vida é cheia de voltas. De candidato eleito a Presidente da República a PRESIDIÁRIO.
Isto nos dá a certeza de que os tempos das condenações de mentirinha chegaram ao fim.
Ou alguém tem mais influência neste país do que a Presidenta da República?
O pior que poderia acontecer aos corruptos e o melhor que poderia acontecer ao Brasil aconteceu.
A prisão e o cumprimento de pena por parte dos mensaleiros.
O Brasil mudou.
O que falta mudar são os corruptos. Precisam se convencer de uma vez por toda que furtar o dinheiro do SUS ou do FUNDEB agora dá cadeia.
Embolsar o dinheiro da MERENDA ESCOLAR, MATERIAL DIDÁTICO E UNIFORME ESCOLAR DÁ CADEIA!
Embolsar o dinheiro dos REMÉDIOS DÁ CADEIA!
FURTAR QUALQUER DINHEIRO PÚBLICO AGORA DÁ CADEIA!
Estes que foram condenados vão mofar na cadeia.
Muito breve outros se juntarão a eles.
////
FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
Está é a administração Francisco José.
Balela, conversa para boi dormir ! Cadeia é para pobre.
Era!
///
FALTAM MEDICAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO GRATUITA NA UBS CHICO PORTO.
Está é a administração Francisco José.
Para turma de sapinho ! Nada.
E as acusações contra Vilma, Iberê, Dicsson Nasser e outros? e os “foliadutos”? e mais um bocado de “dutos”? e 1.000.000.000,00 de rombo, que ela deixou prá Rosalba “se virar”? Tem que apurar! Aliás, na oposição do Rio Grande, poucos são os que tem honrabilidade, caráter e dignidade para acusar Rosalba de alguma coisa!. Tenho dito.
PESSOAL VAMOS AJUDAR VILMA ELA PRECISA COITADA NÃO SABIA DE NADA KKKKKKKKKKKKK