Pacientes com diabetes em Mossoró começaram a receber as insulinas Novorapid e Tresiba para tratamento da doença na manhã dessa quarta-feira (20). O lote (3.750 novorapid e 5.100 treziba) foi adquirido pela Prefeitura de Mossoró em tempo recorde, informa a pasta da Comunicação.
A entrega das insulinas estava prevista para o próximo dia 22, mas chegou antecipadamente ao municÃpio na última terça-feira (19).
Distribuição
A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, lembra que as insulinas começaram a faltar ainda no ano passado. Antes do perÃodo natalino já havia fala de cobertura e não foi feito pedido ágil à época.
“Durante todo o ano de 2020, a população que faz uso da insulina vem sofrendo com as entregas desses medicamentos, mas conseguimos em menos de 20 dias resolver o problema, até antes do prazo, demonstrando o compromisso da prefeitura de cuidar dessas pessoas”, disse a titular da Saúde.
As insulinas estão sendo distribuÃdas aos pacientes com cadastro ativo, no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, no bairro Aeroporto das 7h30 à s 12h00. À tarde, as equipes da atenção a doenças crônicas visitam os pacientes e fazem a entrega das insulinas para o público que tem dificuldade ou limitação de locomoção.
INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalÃstico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo  Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Principal causa da falta de insulina : desirganizacão, falta de planejamento e zero informatização da Adm que terminou . Vamos aguardar completar 100 dias para avaliação.
Sobre falta de médicos : os colegas não topam se dedicar ( 40 hs ) ganhando menos de 15 mil reais bruto , é a impressão que eu tenho. O outro aspecto é falta de condições de trabalho.
E continua faltando as agulhas para tomar as insulinas e as fitas para verificar a glicose dos diabéticos.