• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 05/03/2012 - 09:26h
Fatos e Gente

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Parabéns ao casal Paulo Júnior-Tarciana Gondim pela chegada de Maria Sofia, ainda ontem ao final da manhã. O nascimento do primeiro filho, quem esquece, heim!? Saúde e paz, menina.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza seu  novo Vestibular, com 15.542 concorrentes e no dia 30 de março sairá o resultado.

O ex-diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e odontólogo de longo curso, Marcelo Duarte, participa do Vestibular da Uern. Objetiva aprovação no curso de Medicina. Sucesso, meu caro.

Chegou agorinha pela manhã, na Promater (Natal), mais uma importante habitante desse mundão de meu Deus. Nasceu Camila, filha do promotor de Justiça Frederico Augusto Zelaya e da médica Liziane Diógenes. Saúde e paz. Seja bem-vinda, menina.

Será às 20h do dia 14 de março (quarta-feira), na Biblioteca Ney Pontes Duarte o lançamento de novo número dojornal “O Clandestino”, editado pelo jornalista e escritor Mário Gérson. Será uma edição com sua primeira coletânea poética, intitulada “Poesia Clandestina”, com trabalho de poetas como Camila Paula, Ellen Dias e Samuel Paiva.

Mário: "O Clandestino"

O Colégio Atheneu completa 178 anos. Hoje o dia é de intensa programação nesse tradici0nal núcleo de ensino público, abrigou professores, dirigentes e alunos de expressão. Vida ainda mais longa a essa tradição.

O odontólogo Leopoldo Alves aposta em nova missão profissional. Ele já desembarcou na Bolívia, onde começará curso de Medicina. Uma longa jornada aí de seis anos. Não perca contato com esse mundo, meu caro. E boa sorte. Câmbio.

O governo Chinês anuncia que pretende crescimento econômico de ‘apenas’ 7,5% neste ano. Controle maior da inflação, preocupação ambiental etc. estão na pauta do Estado chinês. Não se fala em melhorias nas condições de trabalho do seu povo, ainda. Democracia, também não. Mas é inequívoco que sua pujança impressiona todo o mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

Obrigado a leitura deste Blog a Tibúrcio Marinho (Apodi), fisioterapeuta Alcides Bernardo (Mossoró) e advogado Stélison Fernandes (Mossoró).

Dia para saudar a bacharela em direito Judith Dantas Ione Câmara e à jornalista Anne Marjorie. São aniversariantes do dia e merecem muitos vivas.

A Poetas e Prosadores de Mossoró (POEMA) organiza programação para o Dia Nacional da Poesia (14 de março), que começará logo no dia 10. À noite dessa data, às 20h, haverá recital, distribuição de encarte poético de “O mossoroense”, inscrição para novos sócios da entidade, feira de cordel e lançamento do livro “Uma acorda de cordel” do poeta José Augusto.

Parabéns ao Kiko´s Eventos, que é o primeiro empreendimento do gênero, em Mossoró, a receber certificado de licença ambiental, da Gerência Municipal do Meio Ambiente. Aplausos, pois. Outras empresas têm se apressado ao alcance das exigências técnicas estabelecidas. Torçamos para que consigam igual documento.

Nos dias 8 e 9 próximos (quinta e sexta-feira)  serão realizadas as eleições do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Uern. Foram inscritas 2 chapas. O pleito deve mobilizar toda a instituição, numa eleição que promete ser bastante concorrida.

Começará na próxima sexta-feira (9), a festa de São José, padroeiro do bairro e igreja do mesmo nome em Mossoró. Vai até o dia 19 de março, quando é concluída com procissão por ruas do bairro.

É extremamente satisfatória a recuperação do ex-deputado estadual Francisco José (PSD), que passou por cirurgia cardíaca no Hospital do Coração, à semana passada, em Natal. Força, garoto!

 

Compartilhe:
Categoria(s): Blog / Gerais

Comentários

  1. Paulo Filho diz:

    Os resultados do projeto-piloto criado pelos Ministérios da Saúde e da Educação para validar diplomas de médicos formados no exterior confirmaram os temores das associações médicas brasileiras. Dos 628 profissionais que se inscreveram para os exames de proficiência e habilitação, 626 foram reprovados e apenas 2 conseguiram autorização para clinicar. A maioria dos candidatos se formou em faculdades argentinas, bolivianas e, principalmente, cubanas.

    As escolas bolivianas e argentinas de medicina são particulares e os brasileiros que as procuram geralmente não conseguiram ser aprovados nos disputados vestibulares das universidades federais e confessionais do País. As faculdades cubanas – a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana – são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica. Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos. Dos 160 brasileiros que obtiveram diploma numa faculdade cubana de medicina, entre 1999 e 2007, 26 foram indicados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). Entre 2007 e 2008, organizações indígenas enviaram para lá 36 jovens índios.
    Entre 2006 e 2007, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara chegou a aprovar um projeto preparado pelas chancelarias do Brasil e de Cuba, permitindo a equivalência automática dos diplomas de medicina expedidos nos dois países, mas os líderes governistas não o levaram a plenário, temendo uma derrota. No ano seguinte, depois de uma viagem a Havana, o ex-presidente Lula pediu uma “solução” para o caso para os Ministérios da Educação e da Saúde. E, em 2009, governo e entidades médicas negociaram o projeto-piloto que foi testado em 2010. Ele prevê uma prova de validação uniforme, preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC, e aplicada por todas as universidades.

    Por causa do desempenho desastroso dos médicos formados no exterior, o governo – mais uma vez cedendo a pressões políticas e partidárias – pretende modificar a prova de validação, sob o pretexto de “promover ajustes”. As entidades médicas já perceberam a manobra e afirmam que não faz sentido reduzir o rigor dos exames de proficiência e habilitação. Esses futuros médicos não conseguem ser aprovados nos vestibulares no Brasil paras as melhores escolas de medicinas, procuram em alguns países socialistas ou não cursarem medicina em escolas de péssima qualidade. É a proletarização do curso superior.

    Como relata o artigo:

    ■ As faculdades cubanas – a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) de Havana – são estatais e seus alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade ideológica. Os brasileiros que nelas estudam não se submeteram a um processo seletivo, tendo sido indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos

    ■ As faculdades de medicina da Bolívia e do interior da Argentina teriam currículos ultrapassados, estariam tecnologicamente defasadas e não contariam com professores qualificados.

    Fonte: O Estado de São Paulo-03 de janeiro de 2012

  2. zé roberto diz:

    Como se vê,pelas duas “notinhas”,aí em cima,ser dentista por aqui,é BOCA QUENTE.Vots!

  3. Mário Gerson diz:

    Carlos, obrigado pelo apoio ao CLANDESTINO e à antologia poética. Contamos com sua presença!

  4. revil alves dos santos diz:

    caro carlos santos.parabéns pelo o blog.sucesso e paz.transmita ao nosso irmão maçon e ex-deputado francisco josé um triplice abraço e uma recuperação de sua saúde mais rápida.deseja o irmão revil alves -advogad,jornalista e radialista.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.