• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
terça-feira - 17/04/2012 - 09:44h
Fatos e Gente

Gerais… Gerais… Gerais… Gerais

Hoje (terça-feira, 17) tem Assembleia Geral dos Jornalistas do RN (Cláusulas Sociais), às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do RN (SINDJORN) (Rua Felipe Camarão, 875, Centro), avisa a sua presidente, Nelly Carlos.

No dia 25 de abril os médicos de todo o Brasil que trabalham com os planos de saúde realizam uma paralisação de advertência de 24 horas. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos. No Rio Grande do Norte, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do estado e do município de Natal, indicativo retirado nas últimas assembleias acontecidas no Sinmed e que integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam”. Haverá um ato público às 8h na Praça Sete de Setembro e, em seguida, às 9h, audiência na Assembleia Legislativa. E a noite, às 19h, uma assembleia de avaliação deverá avaliar a possibilidade de deflagração de greve.

Edith ao lado do marido Soutinho, no Icop

Será nessa quinta-feira (19), que o Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) realizará sessão especial para dar posse à Edith Fernandes Souto. O evento ocorrerá no Auditório Francisco Ferreira Souto Filho, no Sesi, às 19h. Na mesma ocasião haverá lançamento do número 15 da Revista Oeste, produção dessa entidade. Obrigado pelo convite.

Foi um enorme sucesso a 8ª Caminhada de Santo Expedito, organizada por um grupo de pessoas, à frente o auditor fiscal do município de Mossoró, Eudson Lacerda, e o auditor fiscal estadual Afrânio Duarte. A marcha começou às 3h45 do domingo (15), saindo da Praça do Rotary (Nova Betânia, Mossoró). O percurso foi cumprido até a capela da comunidade de Vertentes (Baraúna). Foram 21 quilômetros com ampla estrutura de apoio (segurança, ambulância, suprimento de líquidos, frutas, energéticos etc.). A participação humana teve números expressivos, com mais de 250 integrantes. Eu gostei da experiência, superando minhas próprias expectativas e fazendo o trajeto por inteiro. Como sobrevivente, espero estar na próxima jornada em 2012, mais velho e mais preparado. Aguardem-me tinindo, com meu físico de canário belga e canelas de talo de coentro mais grossas, tantinho assim, ó!

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Natal criou 1.664 novos postos de trabalho em março. Mossoró perdeu 332. Mas claro, impossível. Veja AQUI quem mais empregou e quem mais demitiu no país. Mossoró é destaque negativo.

Está definida para hoje, às 19h, na sede do Conselho Comunitário do Abolição IV, uma palestra seguida de debate sobre o tema “Segurança”, com a presença do Major PM Correia Lima, comandante do II Batalhão de Policia Militar – II BPM, de Mossoró. Obrigado pelo convite. Infelizmente, não poderei comparecer, mas tenho interesse em receber uma síntese da exposição desse oficial militar.

Um espetáculo sem linguagem verbal, conduzido, mostrado e contado apenas pelos corpos dos atores Antônio Marcos e Maxson Airton, dirigidos por Dionízio do Apodi. Assim é o novo espetáculo do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, que tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (dia 20) às 20h, na Escola de Artes de Mossoró, e que é intitulado ‘Sem Palavras’ ou ‘Uz Kra d’ku Nupal Kunu’.

Olha só que bilhete carinhoso e estimulante recebi ontem à tarde, no rol de baterias de caixas-eletrônicos da Agência Centro da Caixa Econômica Federal (CEF), em Mossoró, de uma professora. Escreveu num pedaço de papel, rasgado à minha frente: “Sou sua fã, Gregório de Matos de Mossoró. Eliene Basílio. Confesso-lhe que me emocionei. Mas faço reparo ao comparativo com o grande poeta e sua boca tonitroante. São manifestações assim, espontâneas, de gente humilde, do povo, que me fixam mais ainda nessa tarefa apaixonante da labuta diária da escrita. Minha reação a essa generosidade? Agradeci, sem jeito: “Obrigado. Sua profissão (professora) é belíssima.”

Obrigado a leitura deste Blog ao professor Flaviano Monteiro (Apodi), Daniel Menezes da revista Carta Potiguar (Natal) e juiz do Trabalho José Dario (Mossoró).

Na próxima sexta-feira (20), o Thermas Hotel & Resort retorna com a programação da “Sexta-feira Cultural”. A noitada terá poetas populares em evidência. Manoel do Coco, atração há quase 20 anos em apresentações para turistas em Natal, como embolador e repentista; o poeta e escritor mossoroense Antônio Francisco, além do também poeta, compositor e cantor Zé Lima.

A família da dona-de-casa Rita Maria Batista vai ajuizar demanda judicial cível em desfavor do Estado do Rio Grande do Norte, no sentido de obter uma reparação por danos morais. Ela morreu à míngua no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Apuração preliminar do Ministério Público, sobre o caso, revela indícios de omissão de socorro médico. Lembre ou conheça o caso clicando AQUI.

A Loja Maçônica Jerônimo Rosado prepara um evento marcante à sua existência. Será nessa quinta-feira (19), às 19h30. Terá sessão branca para reinauguração da Biblioteca Sebastião Vasconcelos dos Santos, inaugurará a Sala Élder Heronildes e terá palestra com lançamento de livro (Minha obra é um cordel) do poeta Antônio Francisco. Ao final será servido um coquetel.

ACOMPANHE O BLOG também pelo Twitter, com notas e comentários exclusivos, numa linguagem mais coloquial e solta. Clique AQUI.

O Centro de Ciências e Tecnologia META vai promover de 7 a 11 de Maio, o curso Oratória: como falar em público. São 15 horas/aula onde se garante que o aluno vai perder o receio de falar em público, conhecer os limites da própria voz, aprender as posturas físicas adequadas, técnicas de desibinição e até mesmo como argumentar e improvisar. A facilitadora do curso é Andréia Ramos, apresentadora da TV Cabo Mossoró-TCM, com vasta experiência na área. Mais informações por este número: (84)3314-1024.

Tudo prontinho para que no próximo final de semana (19 a 22) aconteça a Vaquejada do Porcino Park Center (Mossoró). Entre as atrações musicais estão Luan Santana, Garota Safada, Forró dos Plays, Solteirões do Forró, Forró Boca a Boca e Pé de Ouro na Berrante Casa Show.

E-mail simpático, como não poderia deixar de ser, que recebo da professora, jornalista e escritora Stella Galvão, dos quadros da Universidade Potiguar (UnP), de Natal: “Prezado Moço Velho Encruado, considere, por favor, meu convite. Urge que você compareça para um tête à tête com meus alunos de Jornalismo do 3º semestre.  As aulas são às quintas e sextas, das 19h às 21h. Acaso vens à capital deste Estado mal gerido na(s) próxima(s) semana(s)? Torço para que tal fato auspicioso se dê brevemente. Sua fã incondicional.” Minha querida, como recusar um convite para estar na academia, aprender, absorver a atmosfera do conhecimento, trocar ideias contigo e seus alunos? Não falhei outras vezes, não o farei agora. Vou-me agendar, arrumar os picuás nesse sertão do meu webDeus e esbarrar por aí para uma prosa. No alforje levarei a boa vontade, a paixão pelo jornalismo. Não é muito, sabes, mas é o que tenho. Serve? Inté!

Stella: a boa prosa na academia

O Sélect Nouveau abre nova temporada de eventos na próxima quinta-feira (19). A partir das 22h, teremos a banda Brazuka Jazz fazendo um tributo a Djavan. Excelente atração. Se eu puder, esbarro por aí.

Água, água. Falta água no Santa Delmira. Nesse principado mossoroense, esse é um produto para poucos que ainda usam bombas para sugar algo das tubulações, a turma que compra o transporte em caminhão-pipa ou pode pagar água mineral até pro banho.

Saudações para dona Lourdes Escóssia, dona “Lourdinha”, viúva do ex-deputado federal Vingt Rosado. Aniversaria nesta data. Sempre discreta, ela soube transitar pelas mais delicadas situações político-sociais ao longo de décadas, com a mesma altivez e serenidade, convivendo com pessoas dos mais diversos matizes. Coisa rara no movediço ambiente mossoroense. Saúde e paz.

Confirmada para o próximo dia 29 a promoção do o colunista social da FM Costa Branca (104,3) de Areia Branca, Jean Rodrigues. Sua Feijoada Vip promete reunir muita gente da boa terra e região, no Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema. Meu caro, como o muro é baixo, é bem provável que eu desembarque por aí com uma força anfíbia. Bote mais água no feijão, ?

São bastante satisfatórios os números das primeiras semanas do Supermercado Cidade Alternativo, inaugurado em Mossoró. Outro ponto positivo: a loja original à Rua Dionísio Filgueira (Centro), não sofreu qualquer sangria em suas vendas, com expectativa de eventual migração de clientes para a nova unidade mercantil do grupo. Ótimo. Sucesso!

O carnaval fora de época Umarizal Fest 2012 – que acontecerá entre os dias 11, 12 e 13 de maio, tem suas principais atrações confirmadas. Serão as bandas Parangolé, Babado Novo e Grafith.

Canindé Freitas, o Canindé do Sebo, informa-me que morreu há poucos dias uma legenda anônima da geografia humana de Mossoró. Não sabemos seu sobrenome. O prenome, comum: “Antônio”. O que fazia? Há décadas tinha um negócio informal nas cercanias do antigo Cine Pax (hoje uma loja comercial), no Centro de Mossoró. Negociava revistas usadas, num comércio que atraía dezenas e centenas de crianças, adolescenes e adultos, em compra, venda e troca de publicações. Eu, menino, participei intensamente desse comércio com meus gibis. Foi berço da paixão pela leitura. Que esse botafoguense descanse em paz!

A comunidade do Jucuri, zona rural de Mossoró, clama por água. Há poucos dias entregaram uma praça novinha em folha por lá. Esqueceram do principal: água.

Vão até o dia 16 de maio as inscrições para o 1° Congresso de Direito Eleitoral do Alto Oeste Potiguar. Acontecerá nos dias 18 e 19 de maio, em Pau dos Ferros, numa promoção dos alunos do 4° período do curso de Direito da Faculdade Evolução do Alto Oeste Potiguar (FACEP), juntamente com o Centro Acadêmico Estudantil Dr. Paulo Lopo Saraiva.

Compartilhe:
Categoria(s): Gerais

Comentários

  1. zeroberto diz:

    Este “Antonio”de quem fala,que ficava lá pelas bandas do “velho” Pax,vem a ser,para os que são daqui,do outro lado da “linha”,no Doze Anos, Antonio “Queixim”,era um Brito(zagueiro do Botafogo…),nas nossas peladas e um doce de figura humana,que Deus o tenha.Um abraço aos seus.
    De Zepopa(De como ele me chama,na Doze)

  2. Heleninha Soares diz:

    prezado Carlos Santos, também sou sua webleitaora e todos os dias acesso o seu blog.
    gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir licença a você e os demais webleitores para publicar esse manifesto de um professor do Rio Grande do sul angustiado diante da seguinte situação:
    Triste história de um professor

    Porto Alegre (RS), 16 de julho de 2011

    Caro Juremir (colunista do jornal CORREIO DO POVO/POA/RS)

    Meu nome é Maurício Girardi. Sou Físico.

    Pela manhã sou vice-diretor no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre , onde à noite leciono a disciplina de Física para os três anos do Ensino Médio.

    Pois bem, olha só o que me aconteceu: estou eu dando aula para uma turma de segundo ano. Era 21/06/11 e, talvez, “pela entrada do inverno”, resolveu também ir á aula uma daquelas “alunas-turista” que aparecem vez por outra para “fazer uma social”. Para rever os conhecidos. Por três vezes tive que pedir licença para a mocinha para poder explicar o conteúdo que abordávamos.

    Parece que estão fazendo um favor em nos permitir um espaço de fala. Eis que após insistentes pedidos, estando eu no meio de uma explicação que necessitava de bastante atenção de todos, toca o celular da aluna, interrompendo todo um processo de desenvolvimento de uma idéia e prejudicando o andamento da aula. Mudei o tom do pedido e aconselhei aquela menina que, se objetivo dela não era o de estudar, então que procurasse outro local, que fizesse um curso à distância ou coisa do gênero, pois ali naquela sala estavam pessoas que queriam aprender’ e que o Colégio é um local aonde se vai para estudar.

    Então, a “estudante” quis argumentar, quando falei que não discutiria mais com ela.

    Neste momento tocou o sinal e fui para a troca de turma. A menina resolveu ir embora e desceu as escadas chorando por ter sido repreendida na frente de colegas. De casa, sua mãe ligou para a Escola e falou com o vice-diretor da noite, relatando que tinha conhecidos influentes em Porto Alegre e que aquilo não iria ficar assim. Em nenhum momento procurou escutar a minha versão nem mesmo para dizer, se fosse o caso, que minha postura teria sido errada. Tampouco procurou a diretoria da Escola.

    Qual passo dado pela mãe? Polícia Civil!… Isso mesmo!… tive que comparecer no dia 13/07/11, na 8.ª (oitava Delegacia de Polícia de Porto Alegre) para prestar esclarecimentos por ter constrangido (“?”) uma adolescente (17 anos), que muito pouco frequenta as aulas e quando o faz é para importunar, atrapalhar seus colegas e professores’. A que ponto que chegamos? Isso é um desabafo!… Tenho 39 anos e resolvi ser professor porque sempre gostei de ensinar, de ver alguém se apropriar do conhecimento e crescer. Mas te confesso, está cada vez mais difícil.

    Sinceramente, acho que é mais um professor que o Estado perde. Tenho outras opções no mercado. Em situações como essa, enxergamos a nossa fragilidade frente ao sistema. Como leitor da tua coluna, e sabendo que abordas com frequência temas relacionados à educação, ”te peço, encarecidamente, que dediques umas linhas a respeito da violência que é perpetrada contra os professores neste país”.

    Fica cristalina a visão de que, neste país:

    Ø NÃO PRECISAMOS DE PROFESSORES

    Ø NÃO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO

    Ø AFINAL, PARA QUE SER UM PAÍS DE 1° MUNDO SE ESTÁ BOM ASSIM

    Alguns exemplos atuais:

    · Ronaldinho Gaúcho: R$ 1.400.000,00 por mês. Com certeza nunca leu um livro na vida. Homenageado pela “Academia Brasileira de Letras”…

    · Tiririca: R$ 36.000,00 por mês. Membro da “Comissão de Educação e Cultura do Congresso”…

    TRADUZINDO: SÓ O SALÁRIO DO PALHAÇO, PAGA 30 PROFESSORES.PARA AQUELES QUE ACHAM QUE EDUCAÇÃO NÃO É IMPORTANTE:CONTRATE O TIRIRICA PARA DAR AULAS PARA SEU FILHO.

    Um funcionário da empresa Sadia (nada contra) ganha hoje o mesmo salário de um “ACT” ou um professor iniciante, levando em consideração que, para trabalhar na empresa você precisa ter só o fundamental, ou seja, de que adianta estudar, fazer pós e mestrado? Piso Nacional dos professores: R$ 1.187,00… Moral da história: Os professores ganham pouco, porque “só servem para nos ensinar coisas inúteis” como: ler, escrever, pensar, formar cidadãos produtivos, etc., etc., etc….

    SUGESTÃO: Mudar a grade curricular das escolas, que passariam a ter as seguintes matérias:

    Ø Educação Física: Futebol;

    Ø Música: Sertaneja(côrno music), Pagode, Axé; Funk…

    Ø História: Grandes Personagens da Corrupção Brasileira; Biografia dosHeróis do Big Brother; Evolução do Pensamento das “Celebridades”

    Ø História da Arte: De Carla Perez, Xuxa a Faustão;

    Ø Matemática: Multiplicação fraudulenta do dinheiro de campanha;

    Ø Cálculo: Percentual de Comissões e Propinas;

    Ø Português e Literatura: ?… Para quê ?…

    Ø Biologia, Física e Química: Excluídas por excesso de complexidade.

    Está bom assim? … eu quero mais!…

    ESSE É O NOSSO BRASIL …

    Vejam o absurdo dos salários no Rio de Janeiro (o que não é diferente do resto do Brasil)

    Ø BOPE – R$ 2.260,00………………….. para …….. Arriscar a vida;

    Ø Bombeiro – R$ 960,00…………………para …….. Salvar vidas;

    Ø Professor – R$ 728,00…………………para …….. Preparar para a vida;

    Ø Médico – R$ 1.260,00………………….para …….. Manter a vida;

    E o Deputado Federal?…..R$ 26.700,00 (fora as mordomias, gratificações, viagens internacionais, etc., etc., etc., para FERRAR com a vida de todo mundo, encher o bolso de dinheiro e ainda gratificar os seus “bajuladores” apaniguados naquela manobrinha conhecida do “por fora vazenildo”!).

    IMPORTANTE:

    Faça parte dessa “corrente patriótica” um instrumento de conscientização e de sensibilização dos nossos representantes eleitos para as Câmaras Municipais, Assembleias Estaduais e Congresso Nacional e, principalmente, para despertar desse “sono egoísta” as autoridades que governam este nosso maravilhoso país, pois eles estão inertes, confortavelmente sentados em suas “fofas” poltronas, de seus luxuosos gabinetes climatizados, nem aí para esse povo brasileiro. Acorda Brasília, acorda Brasil !…

    P.S.: Divulgue logo esta carta para todos os seus contatos. Infelizmente é o mínimo que, no momento, podemos fazer, mas já é o bastante para o Brasil conhecer essa “pouca vergonha”. As próximas eleições estão chegando!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.