SItuado no topo como o maior produtor mundial de melão em perímetro irrigado, o paulista Carlo Porro (Agrícola Famosa) é um otimista com o setor. "Vamos crescer 20 vezes nos próximos dez anos", disse ao Blog agora à tarde.
Ele participou de almoço de produtores agrícolas da região, no restaurante do Hotel Garbos, com a governadora Wilma de Faria (PSB), alguns secretários de Estado, além de políticos e empresários.
Segundo Porro, "experimentamos muito crescimento com trabalho e incentivos do governo". Elogiou a postura do governo Wilma, mas ponderou que é preciso maior integração entre o capital privado e o público, para desobstrução de alguns gargalos no setor.
– A infraestrutura portuária, estradas e navegação são pontos que precisam de maior investimento – apontou, mas com nítida convicção de que a fruticultura irrigada seguirá arrancada expansionista.
Particularmente, Porro indicou que "precisamos nos libertar da dependência das companhias de navegação, todas multinacionais. Não podemos ser reféns".
Com negócios assentados na região, Carlo Porro produziu mais de 100 mil caixas de melão só no ano passado e tem acreditado em outras culturas, como melancia, banana e abacaxi.
Amigo Carlos,
Trabalho na referida empresa e gostaria de fazer uma correção em relação ao volume de caixas. Até a primeira semana de Março, exportamos um total de 8.185.740 caixas de fruta, deste total 89,5% só de melão, o restante de Melancia, Mamão e Banana. No momento não estou com os dados do volume que enviamos para o Mercado Interno, mas assim que estiver com essa informação, te repassarei se for do seu interesse.
Abraço.
Carlos, Boa tarde!!
Veja abaixo os dados mais detalhados:
Exportação – 8.185.740 cxs (93.755 pallets) – 4.645 containers
M. interno – 1.541.137 cxs (+ ou – 17.700 pallets)
Total – 9.686.877 cxs (111.455 pallets)
Esse total da Exportação saiu da seguinte forma:
PORTO TOTAL DE CAIXAS TOTAL DE PALLETS
Natal 2.869.626 29.740
Pecém e Mucuripe 5.313.731 63.945
Via aérea 577 44
Via terrestre 1.806 26
Ainda estamos em produção, só que agora em menor escala.
Gostaria de fazer algumas correções em relação ao que está escrito no blog: o nome da fazenda é Agrícola Famosa. Somos o maior produtor mundial de melão e não o maior produtor de frutas.
Temos muito orgulho do trabalho que desenvolvemos na região. A empresa hoje gera em torno de 4.000 empregos. Temos profissionais extremamente competentes, sendo sua maioria daqui mesmo da região. Agricultura não é uma atividade fácil, porque não temos o incentivo que deveríamos ter, mas temos muito amor ao que fazemos e vontade de que esse negócio dê certo.