• Cachaça San Valle - Topo do Blog - 01-12-2024
quarta-feira - 18/01/2023 - 14:24h
Extrema direita

Girão, o disseminador crônico de notícias falsas

Por Allesandra Bernardo (Diário do RN)

Girão é deputado da extrema direita que se especializou em espalhar fake news (Foto: assessoria)

Girão é deputado da extrema direita que se especializou em espalhar fake news (Foto: assessoria)

Disseminador crônico de desinformação nas redes sociais, o que já lhe rendeu acusação de ser um dos congressistas financiadores de propagandas falsas na internet e de atos antidemocráticos, com recursos públicos, e a inclusão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga as fake news, o deputado federal General Girão (PL) voltou a se destacar na imprensa – não por sua produção parlamentar, mas por espalhar mais uma nova inverdade.

Desta vez, sobre o auxílio reclusão, alvo periódico de mentiras na internet.

Em postagens feitas no Instagram e no Twitter, nesta segunda-feira (16), Girão publicou uma notícia falsa sobre o suposto reajuste do benefício de quase 50% que teria sido feito pelo presidente Lula (PT), há 18 dias na Presidência da República. “Em um país onde o crime compensa, um presidiário tem mais direitos que um trabalhador. O bandido recebe aumento e o assalariado não. O que esperar de um país governado por um ex- -presidiário?”, escreveu o deputado, para seus seguidores.

A lista de desinformação divulgada por Girão é extensa.

Em dezembro passado, ele e outros políticos e influenciadores bolsonaristas espalharam uma falsa convocação do Exército Brasileiro para suposto alistamento com a finalidade de enfrentar o governo eleito em 31 de outubro, em uma página chamada Reserva Pró-Ativa. Em 16 dias, cerca de 170 mil se cadastraram.

No entanto, o próprio Exército desmentiu o fato e por meio de nota oficial desautorizou as “convocações equivocadas”. Também explicou que o site, criado em 2015, serve apenas para o envio dos boletins semanais com informações da caserna, chamado “O Veterano”.

Depois, o deputado da extrema-direita incentivou que atiradores civis formassem um “exército mobilizável” para ajudar o Exército, chamando os “cidadãos de bem, treinados e dispostos a defender a Pátria”. “Temos convicção que aqueles homens e mulheres que são atiradores cadastrados como CAC’s [caçadores, atiradores esportivos e colecionadores] podem sim fazer parte de um efetivo mobilizável para as Forças Armadas. Afinal de contas, já são hábeis no manuseio da arma como instrumento de defesa”, escreveu, na postagem que foi apagada, junto com um esclarecimento, afirmando que havia se enganado ao compartilhar o cadastro.

Desmentido

Ainda em dezembro, Girão compartilhou um discurso falsamente atribuído ao jornalista Alexandre Garcia. Na mensagem, que questionava o resultado da eleição presidencial, Garcia supostamente afirmava que os Poderes sabiam que havia fraude eleitoral, mas não agiram.

Girão compartilhou com as palavras: “preparam a festa da roubalheira”. Mas, o jornalista retrucou: “Nunca escrevi isso! Esse texto não é meu”, em caixa alta. Desmentido, o parlamentar apagou a mensagem.

Eleito pela primeira vez na onda de 2018, Girão teve o sigilo bancário quebrado pelo ministro Alexandre de Moraes e tentou acabar com o inquérito das fake news. Ele foi apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como um dos responsáveis por transformar a divulgação de atos antidemocráticos em “negócio lucrativo”, segundo o órgão.

Nota do Canal BCS – Como lembra o Blog do Barreto, apesar de espalhar a notícia mentirosa e até retirar postagem sobre o assunto após ser flagrado em fake news, o general Girão não teve a hombridade de se desculpar por mais essa leviandade. O mesmo ocorreu com o senador Styvenson Valentim (Podemos). Ô dupla!

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Amorim diz:

    Vai mentir assim na baixa égua!
    Boa noite

  2. Marcos Pinto. diz:

    Tomei conhecimento de fonte digna de crédito que o TSE já está em acurado processo de rastreamento da dinheirama oriunda do tal Orçamento secreto . Em se comprovando que uns pilantras que foram eleitos usando esta dinheirama terão os seus Diplomas imediatamente cassados, seguindo-se de convocação de eleições suplementares nos estados onde ocorrer tais cassações de Diplomas, para preenchimento das vagas. O Brasil estava mesmo precisando de um Ministro detentor de imprescindível performance e envergadura moral, perfilado na figura do grande Jurista Alexandre de Morais, o popularíssimo e temido e respeitado Xandão. Logo após o primeiro turno e configuração da realização do segundo turno, cantei a bola de que o Lula iria vencer o pleito e que, nos dois últimos dias de dezembro o bandido BolsoLIXO iria pegar o avião Presidencial e fugir para os Estados Unidos, Dito e feito. Foi só o que deu. O frouxo que nunca foi mito porra nenhuma, fugiu com o rabinho entre as pernas, tremendo de medo do Xandão Morais. Anotem e confiram.

  3. Marcos Pinto. diz:

    Do estado do RN sobejam indícios de que 06 eleitos já estão na iminência de serem pegos com a mão na ratoeira, digo, com a mão na dinheirama do tal Orçamento Secreto. Essa é de lascar.

  4. Hermiro Filho diz:

    Pois é
    À atual ministra do meio ambiente Maria da Silva embarcou para uma conferência na Suíça e disse em bom tom que o Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome.
    Mentirosa descarada.
    Há algum tempo atrás disse que Lula era corrupto e hoje estão tudo às mil maravilhas.
    Vai-te

    • Hermiro Filho diz:

      À campanha eleitoral no Brasil que passou a esquerdalha dizia na propaganda eleitoral que era 33 milhões.
      Então, 19 dias se passaram no atual governo e essa pobreza teve esse aumento significante?
      Kkkķkk kkkķkk kkkķkk

    • Pedro Rodrigues diz:

      Pelo menos ela não gastou 9.000 reais por dia numa mesma padaria. Haja pão!

  5. François Silvestre diz:

    Quantos sinônimos de cretino há? Pode usar todos. E sacripanta? Use-os todos. E energúmeno? Todos também. Ainda sobram pusilânime, sonso, falso, tosco…e por aí vai. Ou vão?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.