Mostrar ao Brasil a riqueza cultural nordestina por meio das e dos poetas populares. Esse é um dos objetivos da série audiovisual “Sou Poesia Popular” que estreia em 31 de outubro, para todo o Brasil, no Canal Futura e na plataforma de streaming GloboPlay.A série é uma produção do Canal Futura com a Uern TV – TV experimental da Universidade do Estado do RN (UERN). A direção é do jornalista, professor e coordenador da Uern TV, Fabiano Morais. A filmagem e edição são do cinegrafista Adriano Pinheiro.
A cientista social e professora da universidade, Karla Araújo, e o estudante do curso de jornalismo e estagiário da Uern TV, Leonardo Moura, o Léo da Bodega, também integram a equipe da série.
Com gravações realizadas em Mossoró (RN), Apodi (RN), e Itapetim (PE), a série tem quatro episódios, contando com entrevistas de poetas, músicos e repentistas que mantêm a tradição viva por meio do cordel, poesia, repente e música.
Antônio Francisco
De Antônio Francisco, de Mossoró, a Leonardo Bastião, de Itapetim, a série passeia por diferentes caminhos mostrando um país e a cultura de seu povo, pela poesia popular.
A série estreia no Canal Futura e na GloboPlay no dia 31 de outubro, mas a UERN vai realizar uma pré-estreia, no dia 29 de outubro, em solenidade especial no Teatro Lauro Monte Filho, para convidados. A atividade conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da universidade (PROEX/UERN).
Para quem quiser acompanhar mais informações sobre a série “Sou Poesia Popular”, acompanhe as contas @souopoesiapopular e @canalfutura, no Instagram. Veja no boxe de vídeo abaixo um teaser (chamada de expectativa) da série:
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Meu Deus! Como vou fazer para ser convidado?
Segunda feira agora, encontrei “nosso” Poeta Antonio Francisco saindo do Banco do Brasil; interperlei: Poeta vamos musicar seus Poemas!
Respondeu ele: vai lá em casa.
Alô Katherine Gurgel!
Um bom desafio.
Com aqueles músicos, a mãe de Bia Gurgel e a BIibi (rsrs) se faz tudo!
Um abraçaço!
Alô alô pessoal!
Vamos valorizar o que é nosso!
Uma boa tarde.