sexta-feira - 25/05/2012 - 16:17h
Areia Branca

Governismo não se entende e pode surgir outra candidatura

O grupo governista em Areia Branca é uma força política uníssona, homogênea e indissolúvel, certo? Não, não é o que parece ou poderia parecer. O governismo vive uma crise babélica: não se entende. Há confusão de vozes ininteligíveis.

A chamada “candidatura natural” do atual vice-prefeito José Bruno Filho (PMDB), que tem passado por um cipoal de dificuldades jurídicas, mas sob respaldo popular, sente oscilações internas. Já não une todas as alas do grupo governista.

Há possibilidade de racha no governismo, com apresentação de mais um nome a prefeito.

O prefeito reeleito Manoel Cunha Neto (PP), o “Souza”, praticamente jogou à mesa sua decisão de ficar equidistante do processo. Resumindo: está longe. Seria, na verdade, uma reação à articulação que estaria o excluindo da própria sucessão, sem a primazia de indicar o vice de Bruno.

Revezamento

Os grupos de Bruno Filho e do ex-vereador Cleodon Bezerra (PMDB), que estão incrustados no peemedebismo, trabalham montagem de uma chapa que apenas seria endossada pelo prefeito. Souza não aceita esse papel de líder de segunda classe. Uma fonte credenciada afirma que o prefeito teria deixado isso muito claro para os dois interlocutores em recente reunião.

Vale ser lembrado, que a coabitação das alas de Souza e Bruno nunca foi perfeita e paradisíaca. Os dois lados, por conveniência, há anos que dividem espaço em nome do propósito maior de manutenção da hegemonia política no município, o que tem dado certo. Bruno foi prefeito duas vezes; Souza, da mesma forma.

Ambos formam – ao lado de Cleodon – uma tríade vitoriosa há quase 16 anos em Areia Branca. Porém, esse revezamento tem alijado o surgimento de novidades no esquema governista ou mesmo de resgate de nomes mais tradicionais, para fixação numa cabeça de chapa.

O impasse está criado. A não-desobstrução de pontos de garroteamento do diálogo, certamente levará o governismo a um previsível fracionamento. É tudo que a frágil oposição deseja, para dar fôlego a postulação de Iraneide Rebouças (DEM), mulher do ex-prefeito José Alfredo Rebouças (DEM).

O Blog tentou falar com o prefeito sobre esse assunto, mas não conseguiu localizá-lo pela via de linhas celulares.

Depois postaremos mais novidades de bastidores.

Aguarde.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.