A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) começa a distribuir nessa quinta-feira (20), aos 167 municípios do Rio Grande do Norte, um total de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.
Os testes enviados pelo Ministério da Saúde são do tipo Swab que vão permitir a ampliação do acesso ao diagnóstico da Covid nas unidades básicas de saúde, centros Covid e outros núcleos que os municípios utilizem para o fácil acesso da população.
A indicação é para que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.
De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, o resultado negativo do exame não implica necessariamente na retomada das atividades. “As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”.
A Sesap reforça ainda a necessidade de manter as medidas de proteção como o uso de máscara e evitar aglomerações, além da importância da vacinação a todas as faixas etárias já elegíveis.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
E os idosos acamados que estão fora de área?
Fora de área é uma maneira que encontraram para não atender idosos acamados através do PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.
O DINHEIRO DO SUS ENCOLHEU?
/////
LAWRENCE CADÊ O COENTRO?