O Governo do Rio Grande do Norte está estabelecido temporariamente em Mossoró. A instalação simbólica da sede do Governo na cidade aconteceu nessa quinta-feira (26) “em um gesto de aproximação com a população e valorização da história e cultura local, especialmente no período da tradicional Festa da Liberdade (30 de Setembro, data magna do município). Oficialmente, o governo estará em Mossoró até o dia 28 (sábado).
Durante o período de instalação, um dos principais destaques está a entrega da pavimentação da RN-117, realizada mais cedo, conectando Mossoró ao mesmo município.
“Essas obras reforçam o compromisso do governo com o desenvolvimento da infraestrutura e a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho.
Festa da Liberdade
A transferência do governo coincide com a Festa da Liberdade, celebração anual que rememora importantes marcos históricos de Mossoró, como o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a resistência ao bando de Lampião e o pioneirismo no voto feminino. Esses acontecimentos reforçam o espírito de luta e resistência da cidade e são comemorados com orgulho pela população local.
Lançamentos e parcerias
A instalação do governo em Mossoró será também marcada pela assinatura de atos normativos importantes.
Durante o evento, a governadora enviou duas mensagens importantes à Assembleia Legislativa. A primeira propõe alterações na Lei Estadual n° 10.536, de 3 de julho de 2019, que criou o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), visando aprimorar o programa e ampliar o seu alcance. A segunda tratou da doação de um bem imóvel do Estado para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), fortalecendo o compromisso com a educação superior no estado.
Também foram sancionados dois projetos de lei da deputada estadual Divaneide Basílio. O primeiro institui a Semana Estadual da Apicultura, Meliponicultura e Proteção às Abelhas, que passará a integrar o Calendário Oficial do Estado. O segundo reconhece a Campanha da Fraternidade como Patrimônio Cultural e Religioso Imaterial do Rio Grande do Norte, valorizando uma das mais importantes tradições religiosas do estado.
A solenidade contou com a presença do coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública e Defesa Social; Osnir Monte, secretário adjunto da SESED, além de Alexandre Lima, secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, e Gustavo Coelho, secretário de Infraestrutura. Também integram o grupo Iris Oliveira, secretária de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social; Cleonice Kozerski, secretária adjunta de Educação e Cultura; Antenor Roberto, procurador-geral do Estado. Ivanilson Maia, secretário adjunto do Gabinete Civil; Natécia Nunes, diretora do Departamento de Estradas e Rodagens do RN; José Duarte Santana, procurador-geral adjunto da PGE: Guilherme Saldanha, secretário de Agricultura, da Pecuária e da Pesca; Paulo Sidney, diretor do Instituto de Gestão de Águas do RN; Gilson Matias, presidente da Fundação José Augusto, também fazem parte da equipe. Participaram ainda o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes; Armeli Brenand, secretária adjunta de Administração Penitenciária. Também estiveram presentes a reitora da UERN, Cicília Maia, e do vice-reitor, Chico Dantas, além das deputadas estaduais Isolda Dantas e Divaneide Basílio.
Acompanhe o novo Instagram do Blog Carlos Santos clicando @blogcarlossantos1
Acompanhe o Blog Carlos Santos no Threads clicando @blogcarlossantos1
Serve de nada ! Nda muda, do mesmo jeito .