Do G1PI e Blog Carlos Santos
O empresário João Claudino Fernandes morreu aos 89 anos de idade, nesta sexta-feira (24), em Teresina. Sua origem é em Luís Gomes (RN), distante 450 quilômetros de Natal (capital).
O co-fundador do Grupo Claudino, conglomerado com 13 empresas que empregam mais de 15 mil funcionários, estava doente há algum tempo e faleceu em consequência de problemas cardíacos e outras comorbidades. As cerimônias de velório e enterro foram restritas à família por causa da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
João Claudino abriu o Armazém Paraíba em Teresina no ano de 1968. Ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, o empresário se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do país, a maior do Norte-Nordeste, com lojas no Piauí, Maranhão, norte do Ceará, oeste da Bahia, Pernambuco e norte de Tocantins.
Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba foi a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
A empresa piauiense, com 350 lojas, ficou atrás das Lojas Americanas, B2W Digital e Havan. Pelo ranking, o grupo faturou mais de R$ 5 bilhões (R$5.460.000.000,00).
O empresário era pai do ex-senador João Vicente Claudino (PTB), no cargo de 2007 a 2015, e ainda de outros quatro filhos, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine e João Marcello.
O começo
João Claudino Fernandes nasceu na cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte, no dia 21 de junho de 1930, filho de João Claudino Sobrinho, Seu Joca, e Francisca Fernandes Galiza, Dona Francisquinha. Casado com Maria Socorro de Macêdo Claudino, in memoriam.
O casal teve cinco filhos João Vicente, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine e João Marcello.
Na capital piauiense, ele chegou em 1968, dez anos após a inauguração do primeiro Armazém Paraíba ser instalada em Bacabal, no Maranhão.
Funffec
Em sua cidade natal, “Seu João” criou a Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC) – veja AQUI.
Iniciou sua trajetória como Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino. É pioneira no ensino profissionalizante na região. Fundada em 25 de julho de 1969, a escola recebeu o nome em homenagem à patrona perpétua do educandário, Francisca Fernandes Claudino, esposa do senhor Joca Claudino Fernandes e mãe de João Claudino Fernandes.
Desde 2007 que passou a se constituir numa instituição fundacional, com diversas atividades para a arte, cultura e educação, como a Orquestra Funffec de Cordas (OFC), que já teve apresentações até na Europa (veja AQUI).
Saiba mais detalhes clicando AQUI.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Deus o receba no seu glorioso reino celestial e conforte seus familiares.
De história brilhante, parte para um futuro de paz!