Reunidos em Assembleia na manhã desta quinta-feira (23), os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Estadual, coordenados/as pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), avaliaram o movimento grevista iniciado em 5 de março e deliberaram pela manutenção da greve. Os profissionais também aprovaram um conjunto de atividades até o final do mês.
Parte da categoria sente que a greve não decolou, estando presa a discussões e palestras internas, com atividades escassas de rua, imprensa e redes sociais. O Governo do RN não tem do que reclamar.
24/03 (sexta-feira)
- InÃcio da campanha digital, através das redes sociais, em defesa da aplicação do Piso 2023.
27/03 (segunda-feira)
- Ato em defesa do Piso do Magistério, pela realização de audiência com o Governo e pela continuidade das negociações. Local: em frente à Secretaria Estadual de Educação (SEEC), às 9h.
28/03 (terça-feira)
- Reunião do Comando de greve na sede estadual do SINTE/RN, às 8h.
- Panfletagem em frente ao Midway Mall, 14h30.
29/03 (quarta-feira)
- Apresentação de estudo sobre dados econômicos do Estado levantados pelo DIEESE e que influenciam a aplicação do Piso. Local: sede estadual do SINTE/RN, às 9h.
30/03 (quinta-feira)
- Faixaço na Avenida Capitão-Mor Gouveia (concentração no semáforo próximo à Rodoviária), às 9h.
31/03 (sexta-feira)
- Assembleia da Rede Estadual na E. E. Winston Churchill, Ã s 14h.
A ausência de resposta do Governo em relação à contraproposta da categoria, a necessidade do fortalecimento da greve e a divulgação das tabelas salariais com a aplicação do retroativo do Piso 2022 também foram debatidas na Assembleia.  Veja um resumo:
Contraproposta da categoria (sem resposta)
Embora o SINTE/RN tenha comunicado ao Governo sobre a decisão da categoria em defesa do pagamento integral do Piso, no Ãndice de 14,95%, com a implementação ocorrendo em abril e o retroativo de janeiro a março quitado nos meses de agosto, setembro e outubro, não houve até o momento (23/03) retorno da SEEC sobre a contraproposta e nem sobre a marcação de nova audiência.
O silêncio do Governo, que pode ter relação com a crise na segurança pública que tomou conta do Estado nos últimos dias, não pode e nem deve continuar. O Governo precisa responder à categoria. Por sua vez, a categoria deve restabelecer o movimento de greve e seguir mobilizada para garantir a negociação. Desse modo, reforçamos a participação dos trabalhadores nas atividades, especialmente no Ato em frente à Secretaria Estadual de Educação agendado para 27/03.
Fortalecimento
Tendo em vista que a adesão dos trabalhadores à greve ainda não é completa e cientes de que a luta exige comprometimento e dedicação para que os objetivos sejam alcançados, durante a Assembleia de 23/03 os dirigentes do SINTE reforçaram a necessidade de a categoria aderir à greve. Nesse sentido, os profissionais presentes foram orientados a conversar com os colegas que ainda não compreenderam que o momento requer mobilização e adesão.
Tabelas dos retroativos 2022
O SINTE/RN disponibiliza as tabelas com os valores referentes ao Retroativo do Piso Salarial 2022 dos professores e professoras da Rede Estadual de Ensino.
Confira a tabela de 30 horas AQUI.
Confira a tabela de 40 horas AQUI.
Ao consultar o material, os professores vão identificar na parte superior uma tabela com os dados relativos ao mês de dezembro do ano de 2022. Na sequência, é possÃvel verificar a tabela com os valores da parcela do retroativo de março a novembro de 2022. Esses valores serão pagos/creditados em 14 parcelas, entre março de 2023 e abril de 2024.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
A GOVERNADORA do PT, está dando resposta aquém não poderia dá o não classe do MAGISTÉRIO, dá qual só colheu frutos através dos SINDICATOS como exemplo; DEPUTADA ESTADUAL DO PT, DEPUTADA FEDERAL DO PT, SENADORA FEDERAL DO PT e atingiu topo como GOVERNADORA DO PT. Já deu uma demonstração clara e vidente sobre o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO, que atropelou os PROFESSORES pelo cansaço. A GOVERNADORA do PT, vem empurrando com barriga, se esquivando, atrasando, retardando, travando e dificultando por todos os meios que é de direito o pagamento do FUNDEB. Faço o L.
Governadora do PT , os PROFESSORES e SINDICATOS, está perguntando aonde está a VERBA DO FUNDEB que seja explÃcita o destino desde CONVÊNIO FEDERAL PARA EDUCAÇÃO e não fazer a classe de idiota como V. EXCELÊNCIA GOVERNADORA DO PT, utilizando de todos meios para se BENEFICIAR e o MAGISTÉRIO ZERO. SEU GOVERNO, não está diferente dos EX-GOVERNADORES ROBINSON/ROSALBA, mas ambos cumpriram todos ensinamento do FUNDEB, menos uma Professora utilizando métodos de Picaretagem para classe nada serviu mas, subtraiu do MAGISTÉRIO a confiança, honestidade e meios necessários para chegar ao TOPO.