• Repet - material para campanha eleitoral - 16 de maio de 2024
segunda-feira - 08/11/2021 - 14:28h
IHGRN

Grupo de Estudos pesquisa histórias de mulheres potiguares

Livro “Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”, publicado pelo Instituto em 2019 (Foto: Maria Simões)

Livro “Institutos Históricos e Geográficos do Brasil”, publicado pelo IHGRN em 2019 (Foto: Maria Simões)

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) retoma às atividades do seu Grupo de Estudos. O tema da pesquisa atual é a história de mulheres do Rio Grande do Norte. O objetivo final é a produção de estudos biográficos de mulheres norte-rio-grandenses pioneiras e que se destacaram em suas áreas de atuação.

Iniciado em 2019, quando produziu uma pesquisa sobre os institutos históricos do Brasil que resultou em um trabalho pioneiro, Institutos Históricos e Geográficos do Brasil,  a proposta do grupo de estudos para 2021-2022, é levantar, escrever e apresentar histórias de mulheres ainda desconhecidas do grande público.

Entre os nomes a serem pesquisados, a considerada a primeira jornalista do Rio Grande do Norte, Úrsula Barros (1864-1905); a poeta, jornalista e musicista, Etelvina Antunes de Lemos (1885-1963); e a empresária Amélia Duarte Machado (1881-1981).

Grupo

Gustavo Sobral é o coordenador do Grupo. Além dele, existe a participação do atual diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) da instituição, André Felipe Pignataro, e do coordenador da BAM, Pedro Simões; da equipe de comunicação, integradas pela jornalista Marcela Bulhões e pela bacharela em Direito, Maria Simões; e com a participação da sócia efetiva, a pesquisadora e escritora, Elza Bezerra.

O grupo trará para discussão, entre outros textos de apoio, o trabalho da jornalista espanhola Rosa Montero, “Nós, mulheres para pensar a perspectiva da mulher na história e as possíveis formas de estudar e escrever histórias de mulheres”.  As atividades começaram em 18 de agosto, data do primeiro encontro.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Beleza! A pesquisa de nomes notáveis em segmentos variados refletiria na mulher atual. Seríamos Úrsulas, Etelvinas e Amélias.
    O saber nas cabeças e rosas nas mãos.

  2. Antônio Guedes Filho diz:

    Só uma lembrancinha, Magnólia Figueiredo, atleta olímpica

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.