domingo - 21/10/2012 - 19:21h
Balanço de 2012

Grupo de Larissa precisa definir seu futuro

Derrota eleitoral de deputada ainda a deixou com bom "capital", mas que poderá se desmanchar logo

Qual o futuro do grupo da deputada federal Sandra Rosado (PSB) e da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), após contabilizar a quinta derrota consecutiva à Prefeitura de Mossoró, neste ano?

A pergunta é pertinente, haja vista que nunca – em cinco campanhas consecutivas – esteve tão perto de ganhar a municipalidade. Perdeu por pouco, mas perdeu – novamente – em 2012.

Larissa teve bom capital de votos, mas fuguro é incerto (Eduardo Kennedy)

Larissa teve bom capital de votos, mas futuro é incerto (Eduardo Kennedy)

Nas cinco últimas edições da disputa municipal, o esquema da atual governadora Rosalba Ciarlini (DEM) foi quem levou a melhor: com a própria Rosalba (duas vezes), Fafá Rosado (DEM), com dois êxitos eleitorais e agora a vereadora Cláudia Regina (DEM).

O grupo de Sandra perdeu em 1996 com ela, em 2000 com Fafá (que fazia parte do seu sistema) e nos anos de 2004, 2008 e este 2012, com a deputada estadual Larissa Rosado, sua filha.

Eleições de 1996 (Fonte: Agência Herzog):

– Rosalba Ciarlini (PFL) – 57.407 (52,64%);
– Sandra Rosado (PMDB) – 26.118 (28,50%);
– Jorge de Castro (PT) – 4.878 (5,32%);
– Valtércio Silveira (PMN) – 3.237 (3,53%);
– Brancos – 1.549 (1,69%);
– Nulos – 3.802 (…);
– Maioria pró-Rosalba Ciarlini de 31.289 (24,14%).

Larissa ainda têm fôlego e ânimo para a quarta campanha consecutiva? E por que Larissa tem que ser candidata novamente a prefeito em 2016?

O “rosadismo”, base de onde  nasceu a derivação do “rosalbismo” (neologismo relacionado à Rosalba Ciarlini), praticamente dividiu ao meio a preferência do eleitorado com o governismo, na eleição deste ano. Tem muito a lamentar, e alguma coisa a comemorar.

O estrago já foi maior. Mesmo assim, talvez seja a hora de parar e fazer um balanço dessas lutas, estratégias e se submeter a alguma reciclagem.

Os números das eleições 2012 não são dos piores, num comparativo com as quatro contendas anteriores, pois houve profundo decréscimo na vantagem que o rosalbismo vinha impondo a cada pleito.

Em 1996, Rosalba venceu Sandra com 24,14 pontos percentuais de maioria, ou seja, 31.289 votos. Em 2000, Rosalba elegeu-se pela terceira vez à prefeitura, atropelando a enfermeira Fafá Rosado (apoiada por Sandra), com 14.839 votos (14,19%). Em 2004, cooptada pelo rosalbismo, Fafá deixou Larissa Rosado (então no PMDB) em segundo lugar, com 23.075 votos de maioria (19,61%).

Já em 2008, a mesma Fafá reelegeu-se com 19.018 votos  de vantagem (16%). Agora, Cláudia Regina, vereadora apoiada por Rosalba, bateu Larissa com 5.295 votos (3.93%). Dos males, o menor, não obstante a frustração de outra queda.

Eleições de 2012 (Fonte: Agência Herzog e TSE):

Cláudia Regina (DEM) – 68.604 (50,90%)
Larissa Rosado (PSB) – 63.309 (46,97%)
Josué Moreira (PSDC) – 1.932 (1,43%)
Raimundo Nonato Sobrinho (Psol), “Cinquentinha” – 948 (0,70%)
Edinaldo Calixto (PRTB) – 0 (0%)
Votos Apurados – 143.853
Votos Válidos – 134.793 (93,70%)
Votos em Branco – 2.323 (1,61%)
Votos Nulos – 6.737 (4,68%)
Abstenções – 21.122 (12,80%).
Maioria de Cláudia Regina sobre Larissa Rosado: 5.295 votos (3.93%).

Os números atestam essa “divisão” de espaço em Mossoró, mas é uma conquista que pode ter efeito muito passageiro ou de valor meramente pontual, diante de desafios vindouros, como a própria campanha ao Governo do Estado em 2014.

Se a gestão de Cláudia Regina empinar e levantar voo, além da própria administração de Rosalba, esse “bolo” tende a sofrer novo desnível bem favorável ao governismo. E quem se lembrará de Larissa ou suscitará a tese de que ela seria um “nome bom” para prefeito? A volta de Larissa pode virar uma lenda, um sebastianismo do semi-árido.

Nas eleições que estão por vir, Sandra e Larissa vão ter que finalmente assumir sua porção oposicionista ou outra vez adotarem o risco da postura “meia-boca”, como fizeram nas eleições ao Senado em 2006 e ao Governo do Estado em 2010, em que Rosalba foi a vencedora. Precisam medir as consequências da escolha a ser feita.

Apoiaram Rosalba de forma velada em Mossoró em 2006, o que lhe garantiu meios para ser senadora contra o então senador e candidato à reeleição, Fernando Bezerra (PTB), supostamente o nome do rosadismo.  Em 2010, praticamente cruzaram os braços para o governador e candidato à reeleição Iberê Ferreira (PSB). Rosalba elegeu-se.

Rosalba e Cláudia: renovação fortalecida (Carlos Costa)

Em ambas campanhas, as “duas bandas” Rosado firmaram aliança e acertos nos subterrâneos, que a chamada massa-gente não percebeu. Nem era para perceber. Ficou o faz-de-conta de disputas. Coisa de família, claro.

Nome a vice

Na contenda municipal, entretanto, o arranjo cantado em prosa e verso por algumas vozes, de que haveria “acordão” para eleger Larissa (por ser uma Rosado pura), não prevaleceu. Rosalba e seu marido, ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), primo de Sandra, novamente impuseram derrota aos adversários e os deixaram a ver navios.

Importante que também não seja ignorado um nome novo no tabuleiro político: Cláudia Regina. Ela é a renovação e a oxigenação do rosalbismo, mesmo que contra a vontade dos seus líderes, que não a queriam como candidata, mas foram obrigados a aceitá-la.

Cláudia não é Fafá Rosado, que por maior esforço demonstrado para ter luz própria, vai terminar sua gestão como satélite de Rosalba.

Se o sistema de Sandra pensa mesmo em algum dia chegar à prefeitura, não será apoiando às claras ou furtivamente a reeleição de Rosalba em 2014 que conseguirá o feito. Ou será que acredita num apoio à Larissa em 2016, em troca dessa nova camaradagem?

Para 2014, se o rosadismo não enfrentar Rosalba, até mesmo viabilizando um vice na chapa oposicionista ao governo, lhe dará combustível adicional para a batalha provinciana de 2016.

Papai Noel na Lapônia ainda vá lá, em Mossoró, é piada sem graça.

* “Sebastianismo” é um lenda propagada em Portugal logo após o desaparecimento de Dom Sebastião (1554-1578), segundo a qual este rei, como um novo messias, retornaria para levar o país a outros apogeus de glórias e conquistas. Ele nunca reapareceu.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. Francy Granjeiro diz:

    Larissa tem que insistir persistir ela é jovem e tem muito pela frente, não importa sev perdeu 2 4 6 x…seu partido nessa eleição ficou em alta….a o dem/psdb da gov Rosalba e seu coluio nessa eleição desabou …..aposição sai menor das urnas em todo BR,o que restou do PSDB e DEM é que vão governar 30% menos eleitores no ano que vem.Na foto ao lado “Rosalba e Cláudia renovação fortalecida”??? De jeito nenhum,podem estar fortalecida se esbanjando so se for na “grana”, se ontem fosse hoje seria uma “enxurrada de maioria”.O desgoverno a impopularidade e afalência estar dando desâsnimos e descréditos para o grupinho que ja se encolhe pelo Brasil.Se é que vai mesmo terminar seu mandato.Seus partidos aliados da base não podem ampliar seu eleitorado que estar embaixa.O desgovernado do jeito que estar findará igual a Micarla.O dem, pdsb psol,estao muito fraquinhos ao presidente Lula e Dilma…..enquanto que o prtido de Larissa cresceu e muito e na próxima o partido pode ampliar seu eleitorado.
    E, FINALMENTE, QUE VENÇA HADDAD, QUE VENÇA O REPUBLICAO ROMNEY. AÍ QUERO VER SE OS OPSITORES NUM SE AJEITAM….LULA FOI CONVERSAR COM CRISTINA KICHNER……..LEI DE MEDIOS…JAAAAAAAAAA..KKKKKKKK

    • CALIBRE 50 diz:

      Concordo plenamente,para quem vencia com margens acima de 20.0000(Vinte Mil) votos e agora botaram Cinco Mil(5.000)com uma força tarefa belicista,com equipes de comandos táticos especiais,com cobertura área armada com caracterísiticas terroristas fomentada com dinheiro sujo,oriundo de fonte suspeita,não estão em alta tanto assim!Agora as altoridades e a estrutura de fiscalização provou que é fraca e vulnerável para não cair em injustiça e dizer conivência indireta!É só!Caminhando contra o vento sem lenço e sem documento!

  2. CANINDÉ SILVA (SANTO ANTONIO) diz:

    ENQUANTO AS DEPUTADAS NÃO COLOCAREM EMENDAS FAVORAVEIS A MOSSORÓ-RN, E PROPAGAR ISSO, TUDO MUDARÁ AOS SEUS FAVORES.

    OUTRA COISA, ESTA LINHA QUE A SENHORA SANDRA USA DE DENEGRIR A IMAGEM DOS ADVERSÁRIOS DELA, COLOCANDO UM CARLOS C., BRUNO B. E OUTROS FALANDO MAL DOS GESTORES, É PRECISO SEPARAR O LADO PESSOAL E AS CRITICAS DEVEM SER ENTORNO DA NÃO EXECUÇÃO DA AÇÃO… COM MOSTRAGEM DE FOTOS, VIDEOS, DEPOIMENTOS E OUTROS……. VEJA AI FAFÁ/ROSALBA TINHA CONTRA ELAS DURANTE TODO ESTES ANOS: A FM-93 (07:00 às 08:00) , 12:00 às 13:00 (OBSERVADOR POLITICOS ) MOSSORÓ COMUNIDADE: 16:00 às 18:00 JORNAL O MOSSORÓENSE, TODOS SÓ MENTENDO O ‘PAÚ”. MOSSORÓ CRESCEU NÃO SUPORTA MAIS ESTE TIPO DE POLITICA, QUER PROPOSTAS, COMPROMISSO, E NA HORA DA DOR, ESTÁ TODO MUNDO JUNTOS À EXEMPLO DA VIZINHA CEARÁ.

    A MUDANÇA É ESSA, AMIGO BLOGQUEIRO……. NESTE GRUPO… E AINDA QUANDO ESTIVEREM NO PODER LEMBRE-SE DE SUA CIDADE, VEJA QUAL O BENEFICIO QUE SANDRA E LARRISA, JUNTO COM VILMA PERMITIU PARA NOSSA CIDADE. A PENITENCIÁRIA, ORGÃO ODIADOS POR TODOS OS MOSSOROENSE E A VIZINHA BARAUNA.

    OUTRA COISA QUE NÃO DESCE NA GARGANTA DO MOSSOROENSE FOI AQUELA MENTIRA DO PARQUE VERDE AO LADO DO THERMAS, O PARQUE DA CRIANÇA NA ILHA DE SANTA LUZIA…. E OUTRAS COISAS…. QUE AQUI NINGUEM VÁI FALAR SOBRE AS DIVERSAS ACUSAÇÕES DO H. ALMEIDA CASTRO… SANGUE-SUGAS… E ROSALBA FAZ UM DIFERENCIAL, TEM CARISMA, SE APROXIMA DO POVO MESMO SENDO ADVERSÁRIO. E É LOUCA POR SUA CIDADE…

  3. Fernando Amorim diz:

    Larissa Rosado será a MAIOR prefeita que Mossoró já teve! Guerreira! A base que ela conquistou nessa campanha é FORTE, Rosalba está apenas extribuxando!

  4. paulo eduardo diz:

    Por mais que tentem é preciso separar o campo nacional do local, até hoje não funcionou em Mossoró.
    Achei a analise feita pelo blogueiro muito interessante, concordo com quase tudo,
    Como ele escreveu essa votação pode ser meramente passageira, tudo isso irá depender de muitas coisas, que passam por uma nova postura da candidata derrotada na eleição passada, como propriamente e principalmente o desemprenho da prefeita eleita Claudia Regina, que tem perfil bem diferente da prefeita Fafá Rosado, e acredito que implementará seu jeito de governar.
    A primeira mudança ja começa de acabar com as gerencias executivas, que foram criadas para um dado momento da prefeitura, e que hoje estão ultrapassadas, portanto a volta das secretárias ja é dada como certa(ela ja deu entrevista falando sobre isso), para assim dar maior autonomia das mesmas.

  5. Diego torquato diz:

    grande carlos santos me emocionei ao ler esse texto me lembrei de dede “Canindé Queiroz” sem duvidas você é o jorlista que me lembra muito a coragem de caninde. parabens

  6. clodoaldo diz:

    como das outras vezes, sandra inconformada com a derrota vai mover ação (se ja não o fez) contra os que venceram para tentar tomar a prefeitura a força. É melhor se conformar com a derrota.

  7. Patricia Danielle diz:

    Prezados, não vamos discutir politicagens, pois cada um tem suas preferências pessoais e políticas. O texto, muito bem articulado, diga-se de passagem, só reforça uma ideia que nós já temos formulada involuntariamente (ou não) em nossa mente.
    A vitória apertada de Claudia Regina não reflete unicamente o anseio de mudança, pois se assim o fosse, haveria de acontecido a qualquer custo, pois aos que têm memória curta, Larissa liderou quase toda a campanha e mais que isso, a diferença no início da campanha era de mais de 20%.
    O último pleito demonstrou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo, apesar do relativo desgaste da atual prefeita Fafá Rosado, ainda com tudo isso, o povo não esquece o legado de Rosalba em nossa cidade. E, se Rosalba apoiava Claudia, o povo acreditou que Claudia era a melhor opção pra cidade realmente. Afirmar de forma cética que foram votos comprados é uma forma de auto-ludibriação, pois não há como afirmar que, mais de 20% da população de vendeu.
    Agora, resta tão somente aguardar que Claudia faça uma boa gestão e que alavanque ainda mais o progresso em Mossoró. Torcer pelo fracasso dela por causa de questões de politicagem é, no mínimo, falta de amor a nossa cidade.
    Quanto ao curso de Medicina, não foi Sandra que trouxe pra Mossoró. Foi uma junção de forças de nossos deputados. Ela sozinha não teria feito nada. Assim como uma andorinha só não faz verão. A própria Larissa não realiza uma legislatura excepcional. Se quer ser prefeita, antes disso deve fazer não só um bom mandato, mas um mandato MARAVILHOSO pra melhorar a vida da população e ter o que mostrar o povo no momento de um pleito. E isso, infelizmente ela não tem.

    Tudo de bom à minha querida Mossoró com Claudia Regina eleita de forma brilhante.

  8. jean carlos diz:

    EU QUERIA SÓ QUE A JUSTIÇA FOSSE FEITA DE VERDADE POIS TODOS NOS SABEMOS DA SEBOSEIRA QUE OUVI NAS URNAS DIA 7.LARISSA SERÁ A MELHOR PREFEITA DE MOSSORÓ.

  9. jean carlos diz:

    PESSOAL ESTA ACONTEÇENDO EM MOSSORÓ UM ABAIXO ASSINADO VIRTUAL E MANUAL CONTRA UMA POSSIVEL FRAUDE NAS URNAS EM MOSSORÓ NO ULTIMO DIA 7 DE OUTUBRO.
    QUEM NÃO CONCORDA COM O RESULTADO E DESEJA DESEJA ASSINAR AI ESTAR O LINK://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=elemm12
    O MESMO SERA ENVIADO AO TSE (BRASÍLIA) PARA SE PEDIR UMA INVESTIGAÇÃO DETALHADA

  10. Hélio Sena diz:

    A eleição de Mossoró em 2012 e digno de um filme, ja que foi a maior ROUBALHEIRA de todos os tempos…
    ISSO SÓ ACONTEÇE AQUI NO PAÍS DE MOSSORÓ

  11. Raimundo Nonato Sobrinho(Cinquentinha) diz:

    As campanhas em Mossoró não divergem muito das demais no restante do País; com uma particularidade: Mossoró talvéz seja a única cidade do Brasil onde a corrupção deu certo. Aqui quanto mais corrupto mais votado. É só observar as coligações e seus aliados denunciados em todo tipo de escânda-los, da Operação Sal Grosso a Máfia dos homens de Branco; dos correligionários do Denit aos envolvidos na Operação Hígia, Detran, Sinal Fechado, Pecado Capital, Foliaduto e tantos outros ataques ao patrimônio Público.Todos já podem ser titularizados de quadrilheiros bem articulados; por que não perdem uma; adiam vitórias, com respaldo popular; dessa forma não há democracia que resista, só a do real. Todo esforço tem sido em vão. Combater a corrupção nesta cidade só tendo aquilo rôxo, ou um pacto com o além. Nas eleições de 12 de outubro lamentavelmente 78% dos eleitores Mossoroenses disseram sim a corrupção e votaram em coligações recheadas de denunciados por prática de fraudes, corrupção e até formação de quadrilhas, mais o eleitor Mossoroense nem tomou conhecimento, votando sem medir as consequências por paixão ou por um agrado que não chega a ser uma compra de voto mais que é considerado crime eleitoral. Mais é preciso continuar combatendo a corrupção; e a cada eleição tentar sensibilizae e diminuir essa grande massa de eleitores que ainda não perceberam que aqueles que compram o voto não tem nenhum compromisso com o cidadão e na primeira oportunidade trocam de lado, vendem seu mandato por meia duzia de empregos, ficam a disposição do executivo como marionetes ou recebem uma certa quantia para trocar de carro ou comprar uma casa na praia. Não querem ser chamados de radicais, gostam da situação, não passam de vigaristas.

  12. Patrícia diz:

    Sim, Erivan. De forma brilhante. Qual a porcentagem que ela iniciou a campanha? Com qual ela terminou? Será que todos os votos que arregimentaram a vitória dela foram comprados? Creio que não. E, sinceramente, o que torna a derrota de Larissa mais humilhante é a militância dela e os simpatizantes dela tentarem convencer a população que tudo que houve, foi apenas uma compra de votos. Encarar a realidade é menos ridículo. Votei em Claudia Regina sem vender meu voto. E toda minha família trabalhava pra um vereador que apoio Larissa, mas todos votaram em Claudia Regina sem vender voto.
    A vitória foi brilhante.

  13. Geraldo Júnior diz:

    Para mim e toda pessoa de bom senso Larissa não perdeu esta parada.
    Estou pagando pra ver 2014 acontecer e mostrar quem perdeu em Mossoró desta feita.
    A forma como se conquistou a diferença de Cláudia sobre Larissa não sei dizer com precisão qual seria, mas sei dizer que a diferença lógica e notória entre as eleições que antecederam a de 2012 em Mossoró, poderá servir de termômetro para medir o grau da futura eleição no estado inteiro, pois onde eu tenho chegado, aqui em Mossoró e em outros municípios o comentário é o mesmo: “HOUVE CAPTAÇÃO ILÍCITA DE VOTOS EM MOSSORÓ”.
    Isso eu não posso afirmar por que não tenho como provar. O que me dizem não é a mesma coisa que eu, por ventura teria visto. Portanto só diria aqui que houve compra de votos ou coisa dessa natureza se eu tivesse visto com meus próprios olhos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.