Em visita de cortesia nesta quinta-feira (03), o representante no Brasil da ABG Mineração, Jairo Abud, comunicou à governadora Fátima Bezerra (PT) que o grupo tem interesse de operar no Porto-Indústria Verde que o governo do RN planeja construir no Litoral Norte para dar suporte à produção de energia eólica no mar e de hidrogênio verde.
Com incentivos do Programa de EstÃmulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI) – a ABG Mineração vai instalar uma planta para exploração de minérios e indústria de fabricação de cimento em Mossoró, um investimento de R$ 1,5 bilhão.
Empregos
A empresa tem como sócio principal o grupo espanhol Cementos La Unión (Grupo BertolÃn), com atuação no Egito, Chile, República Dominicana e Espanha. Em companhia da diretora de operações, Elena BertolÃn, e do diretor financeiro Lorenzo Tamarit, Abud disse ainda que vai sugerir à direção do grupo espanhol a implantação de uma planta para produzir adubo no complexo de Mossoró.
A aposta no RN, região de Mossoró, tem relação direta com Proedi, mas sobretudo a abundância de matéria-prima, energia disponÃvel e posição estratégia da região para logÃstica.
As obras de construção da fábrica vão começar em 2024. Nessa fase serão gerados de 800 a 1.000 postos de trabalho. Quando estiver em operação, no final de 2025, serão 350 empregos diretos e 1.200 indiretos. “Toda a mão de obra será da região”, garantiu Jairo Abud. Sobre o Porto-Indústria Verde, ele disse que o plano inicial é a construção de galpões para exportar a produção do empreendimento que será instalado em Mossoró.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Threads AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.
Faça um Comentário