Do Blog do BG
O Instituto Seta, em mais uma parceria com o Blog do BG, divulga mais uma rodada de pesquisas de olho na corrida eleitoral desse ano pelos municÃpios potiguares. Dessa vez, os números são das eleições em Assu, o oitavo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte.O primeiro dos pontos levantados foi a disputa pela Prefeitura da cidade. No quesito Estimulado, ou seja, com os eleitores tendo acesso a um disco com o nome dos pré-candidatos, o atual prefeito Gustavo Soares (PL) lidera com 48%. Em segundo aparece o ex-prefeito Ivan Júnior (Republicanos) com 31,08%.
Um total de 8,7% disse estar indeciso e outros 10,2% disseram votar em branco, nulo ou se abster. O pré-candidato Luiz da Funerária (PSC) foi o último com 1,3%, abaixo da margem de erro da pesquisa.
Rejeição
Outro ponto levantado pelo Instituto Seta foi a rejeição dos pré-candidatos, ou seja, aquele nome em que o eleitor não vota de maneira alguma e, nesse quesito, o pré-candidato Luiz da Funerária lidera com 27,8%.
Ivan Júnior apareceu em segundo com rejeição de 23,6% do eleitorado. Ele é seguido pelo prefeito Gustavo Soares com 20,7% de rejeição. O total dos que não souberam responder à pergunta foi de 16,7%.
A pesquisa do Instituto Seta, divulgada pelo Blog do BG, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01441/2020. Para a realização do estudo, foram escutados 450 eleitores do municÃpio de Assu entre os dias 27 e 28 de agosto. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, considerando a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
Nota do Blog – Pesquisa teve coleta de dados antes do anúncio da chapa de Ivan Júnior, ocorrido no sábado (29) – veja AQUI, em que ele apresentou o seu ex-vice-prefeito Eurimar Nóbrega (MDB) para compor chapa.
Outra pesquisa vai detectar o pensamento do eleitor sobre a composição, ou seja, se o vice e o MDB agregam ou não à chapa.
Quanto à rejeição, os Ãndices de ambos não comprometem projeto de vitória de nenhum dos dois. São administráveis e derivados em boa parcela da própria manifestação adversária.
* INSCREVA-SE em nosso canal no Youtube (AQUI) para avançarmos projeto jornalÃstico.
Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário