sábado - 13/09/2014 - 15:51h
Pesquisa Consult/O Jornal de Hoje

Henrique abre vantagem em disputa na capital do estado

Do Jornal de Hoje

Candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves seria o governador do Estado se a eleição fosse hoje. Pelo menos, foi isso que apontou a nova pesquisa da Consult/O Jornal de Hoje, divulgada neste sábado, com exclusividade por este vespertino. Tanto no levantamento estimulado, quanto no espontâneo, o peemedebista leva vantagem, assim como sua companheira de chapa, a ex-governadora Wilma de Faria, do PSB, candidata ao Senado Federal.

Segundo o levantamento da Consult, feito somente em Natal, na pesquisa espontânea, Henrique Alves aparece com 22,1% das citações dos entrevistados, contra apenas 12% do principal adversário, o vice-governador Robinson Faria, do PSD. Robério Paulino, do PSOL, surge com 2,1%; Simone Dutra (PSTU), com 0,7% e Araken Farias (PSL), com 0,3%.

Dessa forma, é possível dizer que, depois de Henrique, o segundo colocado é o “nenhum dos candidatos”. Afinal, dos entrevistados no levantamento espontâneo, 19,1% disseram não votar em ninguém. Pouco mais de 43% responderam que ainda estão indecisos sobre a disputa para o Governo do RN.

Espontânea

Na espontânea para o Senado Federal, Wilma de Faria também está a frente, chegando aos 23,2% das intenções de voto. A candidata do PT, Fátima Bezerra, ficou com 21,4%. Segundo a Consult, a Professora Ana Célia, do PSTU, teve 0,6%; o professor Lailson, do PSOL, e Roberto Ronconi, do PSL, tiveram 0,3%.

Ainda de acordo com a Consult, 15,3% dos entrevistados disseram não votar em nenhum dos candidatos na pesquisa espontânea e os indecisos chegaram a 38,9% neste levantamento.

No levantamento estimulado feito pela Consult, a vantagem de Henrique continua. Afinal, o peemedebista atingiu os 37% das intenções de voto, contra apenas 24% de Robinson Faria. Por isso, se a eleição fosse hoje, é possível dizer que Henrique venceria no primeiro turno, uma vez que a soma de todos os demais concorrentes não chegaria ao percentual do nome do PMDB.

Isso porque, segundo a Consult, Robério Paulino atingiu apenas 2,9%; Simone Dutra, 2%; e Araken Farias (PSL), só 0,8%. Dessa forma, todos juntos chegam a casa dos 30% e, Henrique, sozinho, já tem 37%.

Na pesquisa estimulada, 20,3% disseram não votar em nenhum dos candidatos e 13% afirmaram ainda estarem indecisos – mostrando que o percentual diminuiu consideravelmente entre espontâneo e estimulada.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. José diz:

    pesquisa contratada do blog de Heitor Gregório tem credibilidade? ele e lotado em gabinete de deputado do PMDB?que interessa o resultado?

  2. robson sousa diz:

    Carlos,com a pesquisa tendo como ponto de aferição de intenções de votos somente Natal,dá para confirmar Henrique eleito no primeiro turno?

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Não, Robson. Só uma pesquisa de âmbito estadual pode oferecer elementos para análise dessa ordem. Natal responde por cerca de 26 por cento do eleitorado do estado. ABração

  3. LINDEMBERG GOMES diz:

    As pesquisas, fundamentadas apenas em dados coletados somente na CAPITAL, não são confiáveis para se fazer um uma PREVISÃO com o mínimo se segurança para Governo do Estado. Muitas vezes só servem para CONFUNDIR o ELEITOR. Principalmente daqueles que não tem conhecimentos matemáticos e não estão CAPACITADOS para trabalhar com MÉDIAS e PROBABILIDADES. A melhor ANÁLISE MATEMÁTICA deve ser Pesquisa Geral.

  4. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Eu penso que se configurando vitória de Henrique na capital, este, por ter maior estrutura no interior, leva vantagem. Ou não??

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.