quarta-feira - 02/07/2014 - 15:40h
Economia

Henrique e Sandra pedem tratamento diferenciado para sal RN

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), e a deputada Sandra Rosado (PSB) se reuniram em Brasília com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges.  Eles discutiram possíveis alterações no controle do peso do sal pelo Inmetro.

Henrique e Sandra em reunião (Foto: Assessoria de Henrique Alves)

Uma tolerância para mais ou para menos no peso do sal, com base em critérios técnicos, seria a alternativa para evitar penalidades aplicadas aos salineiros em função da quebra no peso do produto. A quebra de peso teria como causa principal a desidratação do sal transportado e armazenado em condições climáticas adversas às do processo de industrialização na região salineira.

O ex-deputado Laíre Rosado, que também participou da reunião, reforçou o pleito, lembrando que as máquinas que empacotam o sal estão calibradas para a pesagem exata do produto. O excesso de peso para cobrir possíveis quebras também resultaria em penalidades, já que a pesagem das carretas transportadoras de sal não pode exceder a capacidade das rodovias. Por causa da composição química do produto, além de transportado em grandes quantidades, o sal é isolado de outros produtos. O mesmo ocorre nas áreas de armazenagem.

Proteção

Henrique Alves ressaltou que toda medida de proteção à indústria salineira brasileira, concentrada no Rio Grande do Norte, é bem aceita pelo setor, que enfrenta a concorrência do sal chileno. O produto do Chile tem incentivo para exportação e chega às indústrias e ao comércio brasileiro em condições mais favoráveis que o sal potiguar. A indústria química e a pecuária brasileira são os maiores consumidores de sal.

O ministro Mauro Borges reafirmou o papel do Inmetro no controle de pesos e medidas; na proteção da qualidade industrial e na defesa do consumidor. Ele acredita que o órgão vinculado ao ministério irá analisar a proposta de tolerância para a variação do peso do sal, observando as especificidades do produto em condições climáticas diferentes da origem.

O ministro vai recomendar um estudo que possa embasar uma possível alteração no controle e fiscalização do peso produto.

Com informações da Assessoria de Imprensa de Henrique Alves.

Compartilhe:
Categoria(s): Economia / Política

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Que todos trabalhem reivindicando o melhor para o nosso RN. Importante não só reivindicar. Importante assistir o cumprimento das promessas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.