segunda-feira - 21/10/2013 - 22:56h
Negociação

Henrique levará pauta do SOS Municípios para Dilma

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (DEM), assegurou nesta segunda-feira (21), em Natal, que vai propor ao colégio de líderes da Câmara a votação de propostas, em tramitação na Casa, que reduzam o esvaziamento financeiro das prefeituras. Henrique Alves se posicionou em defesa dos municípios durante mobilização contra o esvaziamento financeiro das prefeituras.

O movimento “SOS Municípios” também trouxe a Natal o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Henrique esteve em evento ao lado de Calheiros

O evento foi organizado pelas federações dos municípios e das câmaras municipais do Rio Grande do Norte, Femurn e Fecam, com o apoio da Assembleia Legislativa. A mobilização reuniu no clube América, bairro do Tirol, centenas de prefeitos e vereadores potiguares, a governadora Rosalba Ciarlini, senadores e deputados federais e estaduais.

Em nome dos prefeitos, o presidente da Femurn, Benes Leocádio, apelou para a sensibilidade política dos presidentes da Câmara e do Senado. Ele pediu que Congresso Nacional vote Proposta de Emenda à Constituição (PEC 39/13) que amplia em 2% os recurso do Fundo de Participação dos Municípios.

Dilma

Cidades como Pedro Avelino e Luis Gomes, segundo o prefeito, estão sem recursos por conta da vinculação de dívidas municipais com as receitas do FPM.

Os prefeitos alertaram que os municípios ficarão inviabilizados de cumprir com pisos salariais de professores, enfermeiros e agentes de saúde, entre outras categorias, caso o governo federal não complemente as despesas. No caso dos agentes comunitários de saúde, a previsão é que, além do piso nacional de R$ 950, 00, as prefeituras assumam os encargos sociais (30%) e o adicional de insalubridade (20%).

Henrique Alves reconheceu que a situação das prefeituras é dramática. O presidente da Câmara se comprometeu a levar os pleitos dos prefeitos aos líderes partidários.

Ele disse que, juntamente com o presidente Renan Calheiros, vai tentar negociar com a presidente Dilma Rousseff, os itens da pauta de reivindicações do movimento SOS Municípios.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Palavras são palavras e a gente enm percebe o que disse sem querer…
    Dá para lembrar da velha e bonita música do Roberto Carlos.
    Os prefeitos que façam cortes nas despesas.
    A prefeita de Mossoró como nem pensa em cortar despesa, está providenciado um aumento brutal no IPTU.
    Não é possível que algum prefeito imagine que o Governo Federal, já com a corda no pescoço, libere mais verbas para a sua prefeitura.
    Cortem gastos!
    Reduzam as despesas com propaganda, assessorias, etc.
    Diminuam todas as despesas, inclusive com água mineral. Por que você não podem tomar a água que o povo toma?
    Troquem o ar condicionado pelo ventilador.
    Mais da metade do povo nem ventilador tem.
    Quem esperar que Henrique Alves consiga mais verbas para as prefeituras…
    Mas como neste mundo tem quem acredite que saci-pererê vai deixar de fumar…
    ///
    O IPTU AUMENTARÁ EM 2014.
    EM MOSSORÓ NEM OS VEREADORES CONSEGUEM VER A FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA.
    SERÁ QUE A PREFEITA CONSEGUE VER A FOLHA DE PAGAMENTO DA PREFEITURA?
    O UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO EM MOSSORÓ.

  2. Teodósio diz:

    Espero que o deputado Henrique cobre da Presidente Dilma o aumento do FPM com a mesma veemência e intrepidez com que fez o discurso perante os prefeitos, coisa que não acredito, pois lá em cima ele tem se comportado como um cordeirinho, tudo para não afetar a aliança PT-PMDB para 2014, uma vez que esse é o principal compromisso do PMDB.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.