O Secretário Nacional de Aeroportos, Nelson Negreiros, apresentou nesta terça-feira (11) ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), um relatório da Secretaria Nacional de Aviação Civil sobre a situação dos aeroportos de Mossoró e Caicó.
Como resposta às cobranças do deputado por obras aeroportuárias nas duas cidades, o ministro Moreira Franco anunciou a construção de dois novos aeroportos, com investimentos de R$ 218, 2 milhões. As obras fazem parte do Programa de Aviação Regional no Rio Grande do Norte, que beneficiará 64 aeroportos regionais no Nordeste, com investimentos previstos de R$ 2, 1 bilhões.
Com base na projeção de demanda para cada aeroporto, já concluída, foi contratado o consórcio Progen-Planway para desenvolver até março deste ano os projetos de viabilidade técnica, estudo preliminar, anteprojeto, ensaios e sondagens, projeto executivo de fundações e analise de projetos executivos.Outro consórcio, Cartografia Aeroportuária, contratado em novembro do ano passado, está fazendo o levantamento topográfico.
A consultoria para o licenciamento ambiental está em fase de contratação, segundo o secretário de aeroportos, e será realizado pela empresa Bioma Consultoria Ambiental Ltda.
Irregularidades
A localização dos novos aeroportos já foi discutida pelo Secretário de Aeroportos com a secretária Kátia Pinto e Yuri Tasso Duarte, da Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte.
No caso de Caicó, por exemplo, a penitenciária “Pereirão” e uma torre do estádio “Marizão” inviabilizam a ampliação da pista de mil metros e elevação da categoria do atual aeroporto, recentemente reformado. A Secretaria Nacional de Aviação Civil aguarda o estudo de viabilidade técnica e o plano básico de zoneamento. O estudo técnico para a construção de um novo aeroporto na cidade está previsto para o fim deste mês. A demanda potencial de Caicó, com 63 mil habitantes é de 18 mil passageiros por ano até 2025.
Já em Mossoró, a situação do aeroporto Dix-sept Rosado é ainda mais complicada. De acordo com o relatório apresentado ao deputado Henrique Eduardo Alves, há tantas irregularidades que o atual aeroporto seria rebaixado e o comprimento da pista de 2.000 mil metros sofreria uma redução de 560 metros. São 71 obstáculos constatados pelo Comando Aéreo Regional (Comaer).
O aeroporto, além de não operar por instrumentos, não oferece condições de ampliação. Esta semana deverá sair o relatório técnico sobre um novo aeroporto para Mossoró. A cidade de 266 mil habitantes terá demanda potencial de 139 mil passageiros por ano em 2025.
No cronograma solicitado pelo deputado Henrique Eduardo Alves ao ministro Moreira Franco consta que, entre abril e junho deste ano, serão feitas as prospecções para a definição dos novos locais. Os estudos técnicos definitivos serão apresentados entre agosto e outubro. Em dezembro sai o estudo preliminar e as licitações, dependendo das desapropriações e licenciamento ambiental, serão realizadas entre janeiro e abril de 2015.
Com informações do Gabinete do deputado Henrique Alves.
Gostei dessa notícia. Visualizei nosso Estado com vários aeroportos, alavanca poderosa para o desenvolvimento.
Que os percalços e as dificuldades sejam resolvidos. Voei, como num sonho, pelo RN amado.
Infelizmente não há demanda ao aeroporto, como ficou evidenciado em tentativas anteriores de viabilização do aeroporto e com a inoperabilidade do aeroporto de Aracati. Simplesmente não é rentável às empresas aéreas, ainda mais com os preços de passagens no nível em que estão, o que com certeza afastará os poucos passageiros que utilizariam o aeroporto.
Demanda há, sim.
O problema tem sido a péssima logística e as precárias condições de permanência o que tem evitado o crescimento do setor na cidade.
Mas nos anima saber que o aeroporto de Mossoró será o que terá o maior investimento no país inteiro na primeira etapa do programa.
O Rio Grande do Norte terá o maior volume médio por estado e por unidade, pois o estado terá mais de 100 milhões de investimento por aeroporto
(Mas pelo porte e demanda prevista os valore das obras deverão girar em torno dos 170 a 180 milhões de reais para Mossoró e entre 25 a 40 milhões para o aeroporto de Caicó)
O estado em segundo lugar em investimento por aeroporto será o com 42 milhões por unidade, já que terá apenas 1 aeroporto beneficiado.
O estado com maior investimento será o Amazonas com mais de 800 milhões de reais para 25 aeroportos dentro do programa em valores absolutos
Amazonas*