A InterTV Cabugi divulgou agora à noite, dentro do RNTV 2ª Edição, a primeira rodada de pesquisa do Ibope para o Rio Grande do Norte, dentro da atual campanha.
Já tinha sido revelada outra no período de pré-campanha, em junho, mas essa é a primeira a ser apresentada desde o início oficial da disputa, em julho.
Nos números do Ibope, o candidato a governador pela Coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB), tem maioria de 12% sobre o seu principal contendor, Robinson Faria (PSD), da Coligação Liderados pelo Povo.
Na sondagem anterior eram 14 pontos percentuais.
Sua dianteira lhe garantiria, hoje, eleição ainda no primeiro turno da contenda eleitoral.
O resultado para o Governo do Estado apresentou o seguinte comportamento do eleitor na Estimulada:
Governo do Estado (28 de Agosto de 2014):
Henrique Alves (PMDB) – 40%
Robinson Faria (PSD) – 28%
Professor Robério Paulino (PSOL) – 2%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Araken Farias (PSL) –1%
Brancos e nulos – 17%
Não sabe ou não respondeu – 10%
A pesquisa tem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 00016/2014.
O trabalho de campo aconteceu entre os dias 25 e 27 de agosto.
Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do Rio Grande do Norte.
Pesquisa anterior
A pesquisa anterior, ainda no período de pré-campanha, foi divulgada no dia 27 de junho último (há dois meses), sob encomenda da FM 96 (Natal).
Veja resultado abaixo.
Governo do Estado (27 de Junho de 2014):
Henrique Alves (PMDB) – 36%
Robinson Faria (PSD) – 21%
Simone Dutra (PSTU) – 2%
Robério Paulino (PSOL) – 1%
Araken Farias (PSL) – Não foi citado
Branco/Nulo – 27%
Não Sabe/Não Respondeu – 11%.
Nota do Blog – De uma pesquisa para outra, Henrique cresceu 4 pontos percentuais e Robinson cevou seu capital de intenções de votos em 7 pontos percentuais. Mudança que se verificou exatamente em dois meses, espaço temporal entre uma sondagem em junho para essa de hoje.
Com esses números atuais, Henrique levaria a disputa no primeiro turno, pois sua soma de intenções de votos é 7 pontos percentuais a mais do que o totalizador de todos os seus adversários.
Em dois meses de campanha, Robinson diminuiu 3%, à diferença que o separa de Henrique! Numa média diária de 0,05%. Continuando nesse diapasão, faltando 45 dias para o pleito, ele tiraria mais 2,25%. Somados a 5% dos
nanicos, dá o seguinte: 12 – 2,25 + 5 = 4,75. Henrique ganharia no primeiro turno! Coloquemos à mesma abstenção/brancos e nulos de 35%, que usei ontem na pesquisa Consult, num eleitorado de 2.172.629 = 760.420. Votos válidos = 1.412.208 x 4,75 = 67.079 seria à maioria de Henrique na eleição, se esta ocorresse, em outubro, com o desempenho que os contendores tiveram até agora.
Vale lembrar, que se ontem à maioria de Henrique, ficou em 4,46%. Na do IBOPE, hoje, ficou em 4,75%. Se assemelham, incrivelmente! Pois se na do IBOPE, à maioria de Henrique, sobre Robinson, é maior, na mesma, os NANICOS, tiveram melhor desempenho.
Essa pesquisa, dá uma melhor tranquilidade, à “COLIGAÇÃO FORÇA PARA MUDAR”, pois o IBOPE, tem mais conceito em pesquisa.
O FATO é que, desde junho, TODAS AS PESQUISAS DÃO VITÓRIA A HENRIQUE, no PRIMEIRO TURNO, com percentuais que variam de 10% a 15%, de vantagem. Acho, que com todo RESPEITO, QUEM tem que começar a se preocupar é ROBINSON. E SEUS CORRELIGIONÁROS.
ISSO MESMO ANTONIO AUGUSTO,A GUERRA PRINCIPAL DA “MAJORITÁRIA” ,VAI FICAR PARA O SENADO.