Com direito à promoção que o catapultaria à condição de desembargador, o juiz paulista Fausto De Sanctis (6ª Vara Criminal Federal de São Paulo) recusou a primazia. Fica onde estar.
Ele quer manter sob suas rédeas o processo da “Operação Satiagraha”, onde o mega-investidor Daniel Dantas aparece em destaque imundo. Se virasse desembargador, a peça iria para outros mãos.
Já o delegado federal que conduziu a investigação, Protógenes Queiroz, é objeto de implacável perseguição, mas resiste e se mantém firme.
Esses são heróis de verdade, esperança para que efetivamente esse paÃs seja melhor adiante. Apesar da posição privilegiada que ambos detêm, preferiram descruzar os braços. Orgulham o judiciário e a PolÃcia Federal.
Essa terra ainda vai cumprir seu ideal.
Certa vez, vi no Jornal da Globo que uma mulher tinha sido condenada a uma pena de um ano de prisão por ter furtado uma margarina de um supermercado. Daniel Dantas furtou milhões e milhões de Reais dos cofres públicos e continua em liberdade, rindo da nossa cara. Essa terra ainda vai cumprir seu ideal? Tirem suas próprias conclusões.
Há dois homens desses em Mossoró. O destroço era grande.