Por Ney Lopes
Na próxima terça feira (15), a Câmara Municipal de Natal homenageará postumamente o ex-vereador Ney Lopes Jr, falecido em 30 de novembro passado, com a instituição de Comenda com o seu nome, em homenagem ao consumidor.
Durante sua vida, o homenageado especializou-se neste tema de defesa do consumidor e dirigiu o PROCON estadual e municipal de Natal.
Ney Jr completaria 48 anos na próxima sexta feira, 25 de março.
Nascido em Natal graduou-se em Direto pela Universidade de Brasília (UNB) e jornalismo pela UNP, em Natal.
Especializou-se em temas ligados ao direito econômico, sobretudo as questões ligadas a proteção legal do consumidor.
Concluiu Mestrado em Direito Econômico Internacional na Universidade “Washington College of Law – Washington, DC, EUA”.
Fez extensão universitária na “George Washington University”, na capital americana, sobre temas políticos e econômicos da América Latina.
Estagiou no BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID), em Washington DC). Convidado para função permanente nesta instituição, renunciou com o propósito de voltar à cidade de Natal e exercer a sua vocação política.
No período em que residiu em Brasília estudou Direito Legislativo Municipal, analisando e pesquisando na sua integralidade o Processo Legislativo, Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal.
Usou essas ferramentas durante dois mandatos de vereador na Câmara Municipal de Natal, onde teve o “recorde” de aprovação de 52 leis, todas elas em plena vigência.
Presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e a Comissão, que coordenou os trabalhos iniciais do Plano Diretor de Natal.
Presidiu por um período a Câmara Municipal de Natal.
Foi prefeito constitucional em exercício de Natal, exercendo o cargo até a investidura do prefeito Carlos Eduardo, em 2017, a quem deu posse e saiu aplaudido do Palácio Felipe Camarão.
No final de sua vida, Ney Jr foi acometido duas vezes de Covid, duas pneumonias, internações em UTI
Faleceu repentinamente de enfarte agudo do miocárdio, no dia 30 de novembro de 2021, cuja causa é atribuída aos males que sofreu.
Ney Lopes é jornalista, advogado e ex-deputado federal
Meu nobre colega, receba meu empático pesar. Também, carrego comigo esse pesado andor, desde o fatídico dia 30/07/1999, quando minha filha primogênita encantou-se. Desde então, meus existenciais momentos carregam o meus dias com dolorosos ecos de saudade escorrendo nas entranhas do meu ser espiritual. Deus no ando com MARIA PASSANDO À FRENTE.
“Sair sem partir
Ficar quando parte
A vida reparte
Teu peito em metades”.
(Poeta Crispiniano Neto).