Homem de larga experiência na administração hospitalar, com passagem pela iniciativa privada e pública (Hospital Regional TarcÃcio Maia-HRTM), o administrador hospitalar Walter Souza Pinto afirma que a situação do Hospital Walfredo Gurgel (HWG) não é irreversÃvel. É possÃvel melhorar seu funcionamento.
“Um dia um polÃtico me perguntou? O Hospital Walfredo Gurgel tem solução? Respondi: ‘Tem solução, mas depende de algumas variáveis e aceitação pelo Governo Estadual’, que eles próprio não tem bagagem, conhecimentos adquiridos, para gerir uma Unidade de Saúde desse porte e complexidade”, comenta Walter Pinto.
Por que?
– É necessário um Diagnóstico Hospitalar, elaborado por uma equipe de Administradores. Que fará uma avaliação da planta fÃsica, instalações, serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, capacidade instalada, fluxos internos, análise econômica e cumprimento de normas e exigências legais. Tudo isso não tem caráter de Auditoria. É uma valiação integral da Instituição para fornecer informações detalhadas para tomada de decisão – pondera.
Segundo ele, o resultado é logo identificado: “maior segurança para tomada de decisões; investimento na hora e no lugar certo, para otimização de recursos; avaliação geral sobre os Setores estratégicos do Hospital; recomendações técnicas sobre os aspectos que devem ser melhorados; identificação de situações crÃticas e de risco, que podem comprometer a atuação do profissional médico, enfermagem e do paciente; informatização, permitir a reciclagem e aprimoramento do quadro profissional, melhoria dos processos que resultam numa relação de custo-benefÃcio . . . e tantas outras coisas!!”
Entretanto, Walter volta a bater na mesma tecla:
– Mais do que tudo isso, vontade polÃtica para resolver essa situação, adequada a um orçamento compatÃvel à s despesas de uma Unidade do porte do Walfredo Gurgel.
durante alguns anos dr. walter pinto foi diretor do hospital tarcisio maia e prestava assessoria ao
hospital walfredo gurgel, tem muito conhecimento na area hospitalar por isso vale ouvir seus comentarios
sobre o assunto.
Walter Sousa Pinto; esse é o nome do homem que descobriu a lâmpada misteriosa para resolver os problemas de saúde do RN. Essa é uma piada que eu não gostaria de ouvir. Quem não se lembra desse Sr Diretor do HRTM, servindo a CSDR, e o HWG numa mesma jornada de trabalho de forma aparente, que significa dizer; não influe nem contribui. Foi assim no inicio dos anos 2000 quando o governo era o todo bobo Garibalde Alves que ao vender a COSERN fez o dinheiro desaparecer num passe de mágica e não investiu um centavo na saúde do Mossoroense. Só para refrescar a memória foram anos de CPI da COSERN, ADUTORA desmentida, coopitação de prefeitos e saúde ZERO. Em 2002 o HRTM dispunha de 4 leitos de UTI. Meu pai foi vÃtima do descaso daquela administração onde o diretor do HRTM era esse cara que agora aparece dando declarações que não fez no momento adequado, dizendo que falta vontade polÃtica. Será que todo imbecil no RN não sabe disso; e tem mais, some-se a isso colocar alguns bandidos do colarinho branco na cadeia. Só um detalhe, a hipocrisia abonada pela justiça não permite.
Tudo isso corresponde a termos que a Nova Gestão Pública pressupõe, ou seja, governabilidade e governança, quem tiver curiosidade pode consultar estes termos em artigos na web que poderão ser bem esclarecedores.