Para oferecer mais pimenta ao debate, em torno da montagem da chapa ao governo do Estado em 2010, é bom lembrar o papel de Iberê Ferreira (PSB) em 2006.
Foi ele quem topou ser vice de Wilma de Faria (PSB), quando tudo indicava que o adversário Garibaldi Filho (PMDB) seria eleito. Era o "governador em férias".
Robinson Faria (PMN), deputado estadual e hoje governadorável, refugou. Apostou na reeleição e no projeto de fazer o bambino Fábio Faria (PMN) deputado federal. Conseguiu.
O economista João Maia (PR) desembarcou com ideia fixa: ser deputado federal. E assim se tornou.
Portanto, é bom que esse destemor de Iberê Ferreira seja levado em conta.
Quem, na posição dele, abriria mão da faculdade de ser candidato a governador?
O IBERÊ TEM DOUTORADO EM ARTICULAÇÕES POLÍTICAS. CONHECE EM PORMENORES TODOS OS PREFEITOS E LIDERANÇAS POLÍTICAS DO ESTADO. SABE O MOMENTO EXATO DE MEXER COM AS PEDRAS DO XADREZ POLÍTICO, COMO TAMBÉM QUAIS AS PRINCIPAIS NECESSIDADES DE TODOS OS MUNICÍPIOS. O HOMEM TEM UMA PERFORMANCE POLÍTICA AGLUTINADORA QUE POUCOS DETÉM. COMO SECRETÁRIO DE RECURSOS HÍDRICOS TEM CELEBRADO UMA GAMA DE CONVÊNIOS DE SUMA IMPORTÂNCIA. TRABALHA EM ESTILO MINEIRO, SEM ALARDES,SEM VEDETISMOS. ESSE IBERÊ VAI LONGE EM SUAS NUANCES ADMINISTRATIVAS.