sexta-feira - 01/02/2008 - 21:46h

Idosa fratura fêmur e vai esperar 15 dias por cirurgia

Mais um retrato da saúde do nosso Brasil e desse velho Rio Grande do Norte de guerra.

Uma idosa de 86 anos deu entrada no Hospital Regional do Seridó, após ter sofrido uma queda e fraturado o fêmur. O médico constatou que a mesma terá que ser submetida a uma cirurgia de risco, e que não será feita em Caicó e sim na cidade de Currais Novos.

Uma de suas filhas, em contato com este Blog, relatou a informação que recebeu no Hospital Regional é de que a sua mãe de 86 anos terá que esperar 15 dias para se submeter à cirurgia. Interessante é saber que o Estatuto do Idoso foi criado para garantir o direito das pessoas da terceira idade, dando a elas todas as prioridades.

Uma pessoa de 86 anos ter que esperar 15 dias para se submeter a uma cirurgia, ficando sofrendo as conseqüências de uma queda, é no mínimo uma atitude desrespeitosa.

* Do blog de Marcos Dantas

Compartilhe:
Categoria(s): Gilson Cardoso

Comentários

  1. Westerley Ramalho diz:

    É brincadeira. Tem que provocar o “Ministério Deusíco”, digo público, para que haja. Quanta perca de tempo e dinheiro, com estes “burrocratas”. Tão bem pagos por nós. É tão pouco eficientes em serviço à população.

  2. Ivanaldo Xavier diz:

    Culpar a quem pelo desserviço da saúde: aos profissionais mercenários que infestam uma categoria tão valiosa ou o próprio serviço público mal administrado, quando percebemos nos caríssimos planos de saúde, até mesmo nos cooperados, uma verdadeira ganância e desrespeito pelos seus usuários?

    Recentemente uma mossoroense foi se submeter a uma quimioterapia em Natal e foi informada que o seu plano, que custa nada menos que R$ 1 mil por mês, não lhe dava o direito à quimioterapia por comprimidos. O Hospital da Unimed de Natal não aceita atender usuários da Unimed Mossoró, quando o plano estampa, em todas as suas publicidades, o atendimento em todo o país.

    Culpar a quem… ao voto errado na escolha dos administradores públicos e nos homens que elaboram a legislação brasileira e sempre benefeciam às empresas em detrimento dos eleitores, a quem deveriam verdadeiramente representar?

  3. Edilson Pinto diz:

    Meu caro Carlos Santos,
    Guimarães Rosa dizia que viver é negócio muito perigoso. Mas, perigoso é ser médico. Ninguém mais do que eu, sabe que na medicina – como em todas as profissões-, existem os bons e os maus. Mas, Gandhi nos alivia quando diz: “Se uma parte do oceano está suja, isto não torna sujo todo o oceano”. O que eu quero dizer é que, antes de criticar, jogar pedras e olhar o argueiro no olho do vizinho, que tal nos olharmos no espelho e ver os nossos pecados? Veja só, e se essa senhora de 86 anos de idade, por um motivo qualquer, estiver fazendo uso regular de anti-coagulante (o que é bastante comum nesta idade), ela só poderá ser operada, com segurança, no mínimo depois de 15 dias. Sabiam disso? Pois é, uma senhora de 86 anos, não é uma criança e cirurgia não é uma passeio ao Shopping para fazer compras… Cirurgia é um negócio complexo. Cirurgia complica, mesmo quando todos os cuidados no pré-operatório são tomados. E se essa senhora de 86 anos, tiver um problema no coração ou uma hipertensão que precise ser corrigida previamente (durante 15 dias),os doutores em atirar pedras, fariam o que? Fariam a operação de forma irresponsável ou tomariam os cuidados pré-operatórios necessários? Bem! Tudo isso que coloquei acima, serve apenas para que vocês antes de criticarem, analisem a coisa em todos os ângulos… Médicos que envergonham a profissão: Existem e muitos, infelizmente… Mas, cuidado na generalização (vamos analizar cada caso isoladamente e com cuidado de saber o que é que estar por trás disso), pois como dizia o grande Guimarães Rosa: “Moço, o diabo não existe. o que existe é homem humano!”.
    Um forte abraço, meu caro Carlos, parabéns pelo seu blog (o melhor sem dúvida no nosso estado) – que serve também para esse tipo de esclarecimento. Próxima semana estarei enviando outro artigo (e muito obrigado pelo espaço que tenho tido nos domingos).
    Dr. Edilson Pinto

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.