segunda-feira - 14/11/2022 - 08:20h
Resolução

II Seminário Vidas Negras acontecerá na próxima quinta-feira

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar o II Seminário Vidas Negras, na quinta-feira, 17 de novembro, às 9h da manhã, no plenário da Câmara. O evento é uma iniciativa do mandato da vereadora Marleide Cunha (PT) e foi estabelecido, através da Resolução 08/2021, para ser realizado todos os anos, no mês de novembro.

Mesa da primeira edição do Seminário Vidas Negras, realizado em 2021 (Foto: Edilberto Barros/CMM)

Mesa da primeira edição do Seminário Vidas Negras, realizado em 2021 (Foto: Edilberto Barros/CMM)

O objetivo do evento é debater a necessidade de políticas públicas voltadas à valorização da história, religião e cultura negras.  Além de homenagear personalidades que lutam e lutaram pelo fim da discriminação e do preconceito racial em Mossoró.

“A luta antirracista é necessária em uma sociedade que insiste em excluir pessoas pelo tom de suas peles. Iniciativas como essa valorizam a história de luta das pessoas negras”, afirmou Marleide, durante a primeira edição do Seminário, realizada no ano de 2021.

De autoria da vereadora Marleide Cunha, a Câmara Municipal de Mossoró aprovou, na sessão ordinária do dia 09 de novembro de 2022, um projeto de lei que pretende reservar 20% das vagas de concursos públicos realizados pelo município para pretos.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Vidas negras, desde sempre discriminadas, ultrajadas, vilipendiadas e invisibilizadas sob os mais variados aspectos que diz respeito á sua condição humana e cidadã.

    O RACISMO EM NOSSO PAÍS, ASSIM COMO NO MUNDO INTEIRO, SEMPRE FEZ PARTE DA AGENDA DO GRANDE CAPITAL, NÃO OBSTANTE SUAS PARTICULARIDADES E PECULIARIDADES PRÓPRIAS DE CADA PAÍS, POVO E NAÇÃO, ORIGINÁRIAS DE VÁRIOS FATORES DE ORDEM POLITICA, RACIAL, ÉTNICA E SOCIOLÓGICIA.

    No caso, mais uma vez a atuante vereadora Marleide Cunha nos dá efetivas demonstrações do seu compromisso com a coletividade, mormente quando tentamos nos livrar da herança, caótica e obscurantista herança de um governo genocida e Neo-Nazifascista, não esqueçamos, democraticamente derrotado nas urnas.

    Urge então, pormos em prática a nova agenda de um governo minimante inclusivo e civilizatório, não obstante todos os obstáculos que a extrema direita, com certeza tentará imprimir COMO OPOSIÇÃO DE MÉTODOS SABIDAMENTE VIOLENTOS E NEGACIONISTAS, tão somente na intenção de atrapalhar qualquer indicio da volta à civilização como norte, projeto e arte de governança.

    Essa nova agenda, claro, diz respeito aos governos municipais, estaduais e federal. Para tal o presidente LULA montou um arco de alianças, condizente com futuro governo de coalizão, sobremodo em atenção às particularidades do critico, delicado e latente momento politico que a terra de Pindorama atravessa.

    Nesse contexto, claro que cada brasileiro tem o direito á critica , mas, também, tem o dever de arregaçar as mangas e dar sua indispensável contribuição individual em prol do coletivo, coletivo esse, sempre e sempre ignorado por parcela majoritária da sociedade brasileira.

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAUJO
    OAB/RN. 7318.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.