Prefeitura, Ministério Público, Justiça, todos os vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (SINDIVAREJO) , consumidores e a maioria dos camelôs concordam com a sua remoção das calçadas do centro de Mossoró.
Isso é ponto pacífico.
Mas não é esse consenso que causa tanto estresse. Então, por que tanto estresse?
O “xis” do impasse é a remoção provisória dos camelôs para locais impróprios e em condições insalubres. Só isso.
O resto é distorção paga.
Graças a Deus não ocorreu nenhum incidente sério hoje em Mossoró. As partes interessadas e mediadores, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), darão bom termo. Assim acredito.
Ex-prefeitos João Newton da Escóssia e Rosalba Ciarlini, sem aperto do MP e Justiça, já tinham feito nos anos 70 e 80 uma remoção de camelôs de outras áreas. Foi uma celeuma, um tititi, uma barafunda, chororô… um babafá… mas fizeram.
A população saudou-os, apesar de algum desgaste político – natural.
Agora, cumpre-se outra etapa importante e necessária dessa reorganização urbana, que precisa ser compreendida pela população, sem miopia ou distorções.
Além das calçadas livre, limpas, esperamos também que sejam niveladas num futuro breve, em respeito ao pedestre e pessoas com necessidades especiais, acima de tudo.
E ponto final.
Olha, não sou Arquiteto, Engenheiro Civil ou outra função peculiar que faculte a emissão de sugestões a serem elencadas para resolução desse imbróglio. Mas está bem alí, aos olhos da razão. Por quê não aproveitar todo aquele espaço quase que inútil da conhecida PRAÇA DO CODÓ e não a transforma em um centro comercial tipo Vuco-Vuco, com cobertura em seus stands ?. Outra sugestão: Que o município compre o antigo restaurante “O SUJEITO” , ampliando toda aquela área para instalação do que seria um bonito CAMELÓDROMO, com direito a toda a infraestrutura como banheiros, praça de alimentação etc;. INTÉ.
Por que o MP não assume a paternidade da ação? Por que não diz quantos anos faz que tenta retirar esses ambulantes das calçadas? Por que não diz que já foi ofertada várias opções a eles hem? Fale MP! Diga quem provocou o MP! Aguardamos uma posição!
Existe um restaurante italiano do lado do teatro que ocupa as calçadas a noite. E do lado do mercado municipal do centro, existe uma churrascaria que ocupa a rua. Serão retirados tambem?
NOTA DO BLOG – Passo ou repasso?
Repasso aos donos do poder.
Hoje os ambulantes estariam sendo removidos sem nenhuma celeuma se o Prefeito tivesse feito o dever de casa.
Teve dois anos para construir um espaço digno, e nao o fez. Locais é que nao faltaram, e eu cito aqui tres espaços que seria de primeira. Praça do carcará, Avenida Rio Branco, e praça do Codó. A mais original.