• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 11/01/2012 - 10:00h
Na Rádio Difusora

Impressões sobre a sucessão mossoroense em janeiro-2012

Estive hoje pela manhã na Rádio Difusora de Mossoró. Fui entrevistado pelo empresário e radialista Zé Mendes, sobre politica e administração pública no programa “A voz do povo”.

Houve maciça participação de ouvintes, me soterrando com perguntas as mais variadas.

Numa delas, pedido para avaliar pré-candidatura a prefeito de Mossoró da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). Também se cobrou opinião quanto à postulação do governismo e do professor Josivan Barbosa (PT).

Vamos a um resumo do que falei.

Larissa ganhou status de favorita ao final do ano passado. Mas não é, nem de longe, uma “prefeita em férias”. Na prática, é seguramente a única postulação certa à disputa até aqui.

Ela alcançou 37% de intenções de voto ao final de 2011, conforme série de pesquisas Consult (três que este Blog divulgou no ano passado). Para quem não sabe ou não lembra, esse percentual é relativo ao quantitativo de votos válidos obtidos por Larissa nas eleições municipais de 2008. Foram 46.149 votos (37%), contra 65.329 (53%) da prefeita reeleita Fátima Rosado (DEM), “Fafá”.

Faltando menos de 10 meses para as eleições, Larissa empalma um patamar já alcançado nas eleições passadas – como assinalado acima. É um bom capital, mas não é “gordura” suficiente para lhe ofertar maior tranquilidade e segurança. Um exemplo: em 1988, o deputado estadual Laíre Rosado tinha cerca de 54% em intenções de votos nas primeiras pesquisas, contra 8% de Rosalba. Perdeu a eleição a prefeito.

Deve ser levado em conta, por exemplo, que o governismo até o momento não tem postulação definida. Será Ruth Ciarlini (DEM), Cláudia Regina (DEM) ou Chico da Prefeitura (DEM)? Ou nenhum deles?

O governismo vive um momento confuso e a cada dia seu atordoamento ajuda a postulação de Larissa. A partir da escolha de seu candidato, terá que revelar capacidade de marchar unido, para reverter o quadro que lhe é desfavoravel.

Quanto a Josivan Barbosa, é repetir o que já foi postado aqui recentemente: é um bom nome e em condições de competir, mas sua pré-campanha até agora praticamente não agregou nada e corre o perigo de arrastar esse atabalhoamento à campanha.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog

Comentários

  1. Josué de Oliveira Moreira diz:

    Senti a falta de seu comentário e opinião sobre outra frente que se levanta no pleito de 2012 em Mossoró. Os partidos PSOL, PSDC, PTC e PRTB estão juntos (de forma preconceituosa somos chamados de “nanicos”). Juntos totalizamos no momento cerca de 70 pré-candidatos a vereadores, teremos tempo de TV e Rádio para apresentar nossos projetos para Mossoró. Estamos aguardando novos partidos para compor a frente popular. Desse grupo será escolhido o candidato a prefeito e o vice, tudo de forma democrática e transparente.

  2. jb diz:

    O publicitário Carlito Maia dividia os petistas em duas tribos os “xiitas e os chaatos”, eis que em Rosadolândia surgiu uma nova tribo os “ingênuos”. Esta última parece ser descendente do Major Policarpo Quaresma, tamanha a argucia em política.

  3. Rinaldo Coelho diz:

    Falta análise mais ideológica na mídia de Mossoró.
    Isto favorece aos grupos que dominam a cidade a várias décadas, desvirtuando o real sentido de democracía, ou seja, alternância de poder.

    A mídia compactua com essa estratégia do poder e sempre procura polarizar a campanha em A ou B, sendo que no fundo A é a mesma coisa de B.

    Mossoró como” terra da liberdade”, não pode ser um dos últimos redutos onde ainda impera o “Coronelismo Político”

    Mudança real na política mossoroense se faz urgentemente necessária e a imprensa têm papel fundamental nisso tudo.

  4. Hanny Mahanni diz:

    Larissa tem tudo que o povo ESCLARECIDO ou não de Mossoró gosta para votar, os códigos genéticos ESCÓSSIA E ROSAAAADO e também o que eles ROSADOS E ESCÓSSIAS sempre dão um jeito para elege-los, ser ESCÓSSIA E/OU ROSAAAADO. Como são competentes permanece tudo em casa, acho que já há uma centena de anos. Pergunte ao finado Luiz Pinto

  5. CALIBRE 50 diz:

    CARO RINALDO,
    A IMPRENSSA LIVRE DE MOSSORÓ TERÁ UM PAPEL IMPORTANTE E VITAL NESSE PROCESSO,
    SEI TENHO PLENA CONCIÊNCIA QUE JOSIVAM PODE NÃO SER O MESSIAS ESPERADO,MAS É NA ATUAL CONJUNTURA A MELHOR ALTERNATIVA QUE O ELEITOR TEVE NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS FORA DO EIXO SANDRA – CARLOS AUGUSTO,POR FALAR EM EIXO,A COALISÃO DO MAL FORMADA NA SEGUNDA GUERRA POR ALEMANHA,JAPÃO E ITÁLIA ERA CHAMADA DE EIXO,VOLTANDO,O QUE FALTA SÃO ALGUMS ENGESSADOS IDEOLÓGICAMENTE POR O NARIZ NA LINHA HORIZONTAL E VER O PT SOB UM PRISMA ACIMA DE SEUS INTERESSES PESSOAIS E IDEOLÓGICOS!LULA UMA CERTA VEZ INDAGADO POR UM JORNALISTA QUE PERGUNTOU O QUE TINHA FALTADO OU QUE ESTAVA FALTANDO PARA ELE VENCER AS ELEIÇÕES,JÁ QUE ELE TINHA SIDO DERROTADO TRÊS VEZES,LULA FOI ENFÁTICO,VOTO,FALTOU VOTO,É SIMPLES,MANTER A IDEOLOGIA É LEGÍTIMO,MAS SECTARISMO IDELÓGICO NUMCA FOI FATOR VITAL PARA VITÓRIA!PETISTAS DE MOSSORÓ MOSTREM AO PRÓPRIO LULA QUE VOCÊS NÃO SÃO BUNDÕES,O QUE VENCE ELIÇÕES É VOTO E JOSIVAM DA UFERSA TEM A CAPACIDADE NECESSÁRIA PARA CAPTÁ-LOS!É SÓ!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.