segunda-feira - 20/10/2008 - 17:00h

Índice de desenvolvimento desumano

Mossoró experimenta o caos na saúde, mas só enxerga o desenvolvimento com o nariz apontado para cima, vendo edifícios serem construídos. A estupidez.

Estamos sem atendimento médico elementar, como na ortopedia. Quem quebrar um braço, por exemplo, é transferido para Russas (CE), município a mais de 100 Km e bem menor que Mossoró.

Problemas que levem a neurocirurgias são transportados para Natal ou Fortaleza (CE). Mas até o transporte é comprometido por escassez de ambulâncias e recusa de médicos, para acompanhamento noturno a pacientes no translado. 

Cuidados especiais na área de Oncologia estão vetados e terminam desaguando longe da cidade.

Muitas gestantes – mais abastadas – continuam tendo crianças em Natal ou Fortaleza, por temor quanto à estrutura e demanda na única UTI Neonatal instalada na marra no município. Estão corretas.

Vários postos de saúde não possuem médicos e não são raros os casos de falta de remédios.

Qual grupo empresarial de peso que instala a família dos seus executivos em Mossoró, sabendo de tamanha precariedade com o básico em saúde?

Se o Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH) for medido, com seriedade, nos transformaremos num Congo do semi-árido brasileiro.

Compartilhe:
Categoria(s): Blog

Comentários

  1. GILVAN JOSE DE SOUZA diz:

    Recentemente o vereador eleito Genivan Vale falou que a saude em nosso municipio vai bem.Acredito que ele quiz dizer que vai bem mal.Pessoas sao levadas para Natal e russas diariamente,arriscando suas vidas.Recentemente uma enfermeira perdeu o braço ao se deslocar para Natal.Agora os medicos nao querem mais acompanhar os pacientes temendo serem vitimas assim como foi sua colega enfermeira de acidente que lhes deixou um trauma para sempre em sua vida.

  2. karly robson de sousa pereira diz:

    Então Carlos,Mossoró precisa de sair da etapa de crescimento econômico e fincar definitavamente no desenvolvimento econômico.A diferênça é que na segunda alternativa,os dividendos são para todos e não para alguns privilegiadios.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2025. Todos os Direitos Reservados.