O RN que é uma vergonha.
A bem da verdade o desenho que faremos agora é o retrato da segurança pública no Rio Grande do Norte. Então, naturalmente, em nada nos fará espantados.
Sobre a Delegacia de Polícia do Tibau, mar de Mossoró e de toda Região Oeste do Estado, nunca funcionou, desde que cidade se transformou, um lugar digno para se viver – haja vista que seus prefeitos foram todos, até hoje, uma catástrofe.
E o governo do estado também nunca declinou bons olhos sobre a última cidade do Rio Grande, já divisa com o Ceará e dona de um dos mares mais maravilhosos, limpinhos, quentinhos dos potiguares.
A tal delegacia é, de cara, uma vergonha. De tudo falta ali: de telhas novas a porta carimbo. Suja, asquerosa, sem manutenção, a Delegacia, que fica na Rua Pirambu, foi reformada, vejam que descaso, no anos de 2005 – sendo que sequer, à época, o telhado foi refeito.
Hoje não se consegue dormir dentro da delegacia – já que não existe alojamento para os policiais – pois existe uma infinidade de goteiras e as telhas, muito velhas, se transformaram num risco eminente, num poeirio de desprezo pelo cidadão.
Cidadão esse que vive, também no Tibau, com medo constante. É que as drogas, lá, também dominam histórias, roubos e dores.
A única cela não tem saída de ar e volto a escrever, a sujeira e o abandono são latentes, gritantes, vergonhoso.
Se eu quiser fazer um Boletim de Ocorrência agora, por exemplo, terei que ir a Mossoró. A Polícia Civil duas vezes por semana vai ao Tibau – mas se algo mais grave acontecer, urgentemente é necessário que se vá a Mossoró.
Não tem computador, muito menos internet, lá. Ou seja, os policiais, caso apreendam um veículo… terão que soltar, pois não terão como ver se o mesmo foi roubado, está em situação irregular.
Na delegacia do Tibau, pasmem!, não existe escrivão. BO´s são feitos a mão. Falta luz. Falta material de trabalho e falta… delegado.
Sim, segundo soubemos, o delegado pouco aparece ali. A culpa é, sim, dos seus prefeito algozes, que só enxergam seus umbigos desinteressados e não têm força política.
Esperar que Rosalba Ciarlini, já que esse governo que aí está já “tanto fez pela segurança do Estado”, despede-se com essa vergonha no seu currículo.
Esperar que a Segurança Pública seja tratada com respeito e dignidade.
Chrystian de Saboya – Jornalista e Webleitor
Parabéns pela coluna. Tibau é uma vergonha!
E janeiro vem ai….superlotação, malandragem a solta, filhinhos de papai a toda velocidades em suas caminhonetas, hilux. O puteiro ralando solto na beira mar.