O Instituto Fecomércio RN (IFC) reforça, mais uma vez, sua atuação estratégica no Mossoró Cidade Junina, um dos maiores eventos culturais e turísticos do Rio Grande do Norte. Pelo 5º ano, o instituto realiza pesquisas de campo durante os festejos, com o objetivo de traçar o perfil dos visitantes, avaliar o grau de satisfação do público e, sobretudo, medir o impacto econômico da festa para a cidade.
Em 2024, o levantamento do IFC RN apontou que o Mossoró Cidade Junina movimentou R$ 358 milhões na economia local, consolidando o evento como um dos principais ativos econômicos e culturais do estado. O estudo também revelou que 64,5% dos empresários locais consideraram a festa positiva para os negócios, o que reforça o papel do evento como indutor de consumo, geração de renda e oportunidades de trabalho temporário.
Neste ano, até o dia 28 de junho – quando se encerram os festejos – uma equipe de pesquisadores do IFC RN estará em campo, aplicando questionários nos principais polos da festa. O trabalho contempla entrevistas com o público visitante – entre população e turistas, ambulantes e comerciantes formais e informais, buscando dados que permitam à Prefeitura de Mossoró e aos organizadores aprimorar a estrutura e o planejamento das próximas edições.
“Essas pesquisas têm um papel estratégico fundamental por fornecer informações concretas que ajudam tanto o poder público quanto os empresários locais a planejarem melhor suas ações. Estamos falando de um evento que vai muito além do entretenimento. É uma engrenagem importante na movimentação da economia, na geração de empregos e no fortalecimento do comércio e do turismo da região”, destaca Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN.
Além da análise do impacto econômico, o estudo também mede a satisfação do público em relação a fatores como infraestrutura, segurança, programação cultural e serviços oferecidos. A previsão é de que os resultados consolidados da edição 2025 serão apresentados na primeira quinzena de julho.
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