O internauta Kaio César Coelho Nunes envia comentário à postagem "Gerência de Trânsito viola a lei que ela precisa zelar" (AQUI).
Mistura indigação com contraditório professoral, além de "dar um batido" no blogueiro. Vai abaixo o seu texto.
Suprimi apenas o preâmbulo de sua correspondência, que é um comentário elogioso ao Blog, desnecessário ante a prioridade do tema.
Carlos Santos,
(…) Seguindo rumo ao assunto que devo tomar em tona, deixo claro primeiramente que: todo mundo quer ser o entendido ou saber de tudo. Nesse momento, você está se colocando como um deles.
Não fale o que você não entende.
E, sobre CTB – Código de Trânsito Brasileiro – sua pessoa provou que pouco domina a legislação de trânsito nacional. A lei nº 9.503 em seu artigo 29, VIII diz: "os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre parada e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN".
Como você mesmo diz: o GOL estava com o pisca alerta ligado, "fazendo propaganda" (ou melhor, se identificando) e os agentes – prestadores de serviço de utilidade pública – estavam trabalhando na via.
Portanto, a lei concede a prerrogativa de estacionamento e parada, ou seja, há uma discricionariedade para o agente de trânsito nessa situação, assim, não há nenhuma irregularidade nem infração de trânsito nessa situação por você “denunciada”.
Além disso, a lei concede esse benefício para as mais diversas viaturas. De outra sorte, existem outras inúmeras resoluções do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito – a favor dessa situação par.
Obrigado pela atenção.
Gostaria de deixar uma reflexão como você faz corriqueiramente no seu blog. Fica ao Senhor.: “Antes de fazer uma crítica tão severa e passar um vexame desses, estude mais e passe a diante.”.
Abraços fraternos.
Kaio César Coelho Nunes.
Nota do Blog – Kaio, obrigado por sua intervenção.
Seu comentário enriquece o debate e prova que este endereço é mesmo pluralista, democrático e aberto a opiniões antípodas.
Portanto, cumpre a missão de ser um fórum de debates, além de reiterar o propósito de fomentar o nascimento de uma massa crítica, onde pensar costuma ser visto como ato subversivo, anarquia ou desajuste psíquico.
Uma releitura e melhor interpretação do texto (da postagem) que veiculei, logo deixarão visiveis que não embarquei na onda da desqualificação dos agentes de trânsito. Nem o faria. É preciso respeito entre as partes – agente e cidadão – para que possamos melhorar algo que chegou ao subsolo do fundo do poço.
Quanto à norma que autoriza o veículo ficar sobre uma calçada, ela é muito clara. Trata-se de uma concessão com base na excepcionalidade e não uma regra. Inverter essa abordagem é violação da própria norma.
Se o local estivesse obstruído ou com intenso tráfego, tudo bem. Se fosse para prestar socorro a alguma vítima, eis outra razão para ocupar espaço que é prioridade do pedestre.
O flagrante feito por um webleitor deste Blog deixou claro que não havia necessidade do carro do Getran ficar sobre a calçada de uma escola. Dois agentes estavam a mais de 100 metros, no cruzamento da Avenida Diocesana com a Rua Duodécimo Rosado. O trânsito não revelava qualquer anormalidade.
Quanto ao seu conselho, obrigado. Continuo estudando muito, lendo em demasia e aconselhando-me com os mais experientes. Humildemente.
Ah, e meus agradecimentos por seu um webleitor diarista deste Blog.
Quer dizer então que o Getran considera o pedestre (90 % da população) um contribuinte de segunda categoria, que pode ter sua via obstruída ao bel prazer, em detrimento da minoria de 10% que anda de carro?
Grande resposta. Serena e correta. Inteligente, é claro.
Abração.
Com certeza, Carlos, você soube interpretar. Somente em casos excepcionais, o que não era o caso.
Antes de fazer uma correção a um blogueiro com um bom nível crítico, coimo você, eu tentaria conhecer os detalhes da questão antes de prescrever leituras e depois terminar constrangido com uma tréplica dessa envergadura.
Parabéns Carlos Santos. como sempre ligado em cada situação.
Importante sim as críticas. Mais importante ainda é entender os pormeros do que vai ser alvo de crítica. Isto evitaria os pequenos erros. O leitor (Kaio) não se deteve nas minuciosidade da leitura da lei. Contudo, valeu apena que este nosso colega (O Kaio) deu suas axplicações e fez valer a utilização desse blog. Continue assim…Isso é de grande valia. Vejo também a democracia, aqui respeitada, por este Jornalista (Carlos Santos). São pessoas como o ele que me faz ainda crer na índole das pessoas.
O livre estacionamento e parada de que trata a lei deve ocorrer na via, na pista de rolamento. Significa dizer que a viatura teria preferência para o estacionamento na VIA, inclusive em locais onde a parada seriam proibidos. Tudo isso na pista de rolamento. Não há nada que justifique o estacionamento na calçada, que não é feita para circulação de veículos.
Esse menino tem muito a aprender sobre o trânsito em Mossoró. Seu primeiro erro é se basear no CTB sem levar em conta a realidade da maneira de pensar dos mossororenses, saiba ele que o CTB aqui na provincia nunca foi respeitado e quem respeita é quem mais é, foi, ou será multado. Aconselho o mesmo a ler o CÓDIGO DE TRÂNSITO DE ROSADOLÂNDIA da minha autoria e aprovado pela assembléia legislativa dos Alcoólatras Conhecidos. Vc encontra nestes links: //wilpersil-humor.blogspot.com/2007/02/cdigo-de-trnsito-de-rosadolndia-antiga.html (copie e cole) ou ainda em //textuariowpereira.blogspot.com/2006/11/cdigo-de-trnsito-de-rosadolndia-antiga.html … O mesmo será agora atualizado devido o trânsito ter sido municipalizado… Temos agora os “amarelinhos”, não sei por qual motivo não são os “rosadinhos” ou “azulinhos” ou os “fafazinhos”… Bem aconselho que leiam e divirtam-se enquanto não entra os novos artigos que serão publicados quando os meninos apresentarem serviço.
UM POUCO DO CÓDIGO DE ROSADOLÂNDIA – SÃO 22 ARTIGOS POR ENQUANTO.
LEI Nº. 2464/2005
Capitulo I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art.1º. O transito de qualquer natureza, nas vias terrestre de Rosadolândia(Antiga Mossoró) aberta as circulações, rege-se por este código.
§ 1º Fica determinado que o trânsito de Mossoró seja eternamente bagunçado sendo proibido qualquer técnico avaliar e reorganizar as normas e leis e contrariar autoridades, pessoas influentes e políticos da região.
Art. 2º-É proibido adquirir semáforos novos, somente será aceitos os velhos que tem de vir da capital do estado sucateado e precisando de concerto de cinco em cinco minutos.
Art. 3º-Carroças, bicicletas, pedestres podem infernizar sem serem molestados, andar na contramão e não respeitar faixas brancas sem ser punidos ou multados.
Art. 5º-As faixas brancas para pedestre só podem durar no Maximo uma semana na outra o motorista e o pedestre usa sua imaginação.
Art. 6º-Os flanelinhas deverão privatizar seu pedaço e ninguém deve se intrometer sob pena de levar uma facada ou um tiro. A privatização do pedaço do flanelinha será apoiado pelos órgão de defesa dos direitos humanos, defesa do consumidor, prefeitura e a lei do mais forte.
Art. 7º- Na periferia prevalecera a lei do mais sortudo, os semáforos velhos não devem ser usados fora das vias principais, na periferia ou para ou bate.
& 1º Motoqueiros podem andar sem capacete, levantar pneus, zoar sem bojo do cano e fazer a peripécias que quiser… e aí vai…
Vi a foto, e concordo com o Carlos Santos, não havia necessidade do carro do Getran ficar sobre a calçada de uma escola. “Gerência de Trânsito viola a lei que ela precisa zelar”. Com um agravante, esta patota esta em faze de educar os motorias, que triste exemplo.Acho mais um ato de exibicionismo.A Calçada é para o povo andar, imagine um cadirante, um deficiente visual….
Aff!!! me poupe viu ? Carlos é quase o tal do eles POOOOOOODEEEEEEEEEMMMMMMMMM melhor ficar calado tal de Kaio vai procurar uma lavagem de roupa sei ñ viu?
Abraço!
Quase não acreditei na foto que eu vi!!!!!!!!!!!!!!
E pensar que nesse mesmo dia eu fui HUMILHADA em plena via pública (com testemunha e tudo), por um AGENTE-QUE-TÁ-SE-ACHANDO-O-MÁXIMO, porque eu parei (onde sempre parei) em frente a farmacia globo, na calçada, que tinha (até esse dia eu pensava que ainda era) estacionamento rotativo, para comprar um remédio, passei dois minutos, pois lá não tinha o bendito remédio e esse “AGENTEZINHO” veio com todo o abuso de poder, que ele NÃÃO teeeeeeeeeemmmmmmm, dizer que da próxima vez que eu fizesse aquilo chamaria o guincho, me daria uma multa, etc…olhe, só faltou ele dizer que eu seria PRESA!!!!! UM VERDADEIRO ABUSO, AUTORITARISMO, ONIPOTÊNCIA, não era o fato dele dizer o que ele estava dizendo, era a FORMA como ele dizia e principalmente por ele não me deixar falar. Quero deixar claro que em nenhum momento digo que eu estou certa… mas o agente nem me deixou explicar que eu não sabia que não era mais rotativo, preferia MIL VEZES ser multada por estacionamento indevido, do que ter passado por esse constrangimento… e agora ver uma foto dessas, OLHE NÃO SEI NÃO!!!!!! Eu estou INDIGNADA!!!!!!!!!!!!
Seria muito bom que esse AGENTE tratasse os contribuintes com mais respeito. Apesar de ver que eles só são valentões para com mulheres ao volante. Gostaria muito de ser abordado e maltratado por algum desses. Você “DAGENTE” é concursado, lembre-se que está em estagio probatório (03 anos se não estou enganado)e sujeito a uma representação ou uma ação, não esqueça disso ao se dirigir a alguem quando for orientar ou mesmo repreender por uma possivel falta do condutor de algum veiculo.
Onde estão os que, de fato e de direito, deveriam realmente explicações aos mossoroenses acerca da ação irregular e abusiva destes agentes de trânsito ? Será que o organismo está tão mal representado a ponto de não ter sequer alguém capacidado para prestar esclarecimentos ? Triste é ter que se valer de porta-voz, autorizado ou não, desqualificado para tal mister.
Inicialmente precisamos acabar com essa “pecha” de que as autoridades, sejam elas policiais, políticas ou jurídicas, acharem que as leis somente foram feitas para serem cumpridas pelos cidadãos comuns. Se quer ser respeitado, dê-se o exemplo. Toda pessoa está sujeita a direitos e deveres. As exceções nunca devem se sobrepor as regras gerais. Brilhante a colocação do Blogueiro, bem como, do colega Olavo Hamilton. Att.
Todos os comentários são muito importantes. Mas numa coisa temos que concordar: com agentes ou sem eles (os amarelinhos), o nosso trânsito (se é que podemos chamar “isso” de trânsito), está precisando urgentemente de uma reformulação, e isso só será possível com a conscientização de todos: motoristas, motociclistas, ciclistas, carroceiros, pedestres, etc. Do jeito que está não dá pra continuar, é cada um por si e todos pela bagunça.
Ah! Parabéns Carlos, como sempre muito equilibrado.