• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 16/03/2023 - 16:48h
Violência sem controle

Intervenção federal na segurança pública do RN deve ser cogitada

Se o Governo do RN fosse de um gestor adversário, será que já não teríamos intervenção federal na Segurança? A governadora Fátima Bezerra (PT) não consegue fazer frente à violência generalizada. Em Brasília, essa medida foi adotada pelo presidente Lula (PT) logo nos primeiros dias de gestão, em janeiro último, com os distúrbios dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, tirando o comando do governador Ibaneis Rocha (MDB) – um bolsonarista.

Tropas fazem patrulhamento (Foto: Governo do RN)

Tropas federais em 2017 botaram ordem em Natal e no RN sem estardalhaço ou violência (Foto: 30/12/2017Arquivo)

A intervenção não seria por incompetência da governadora, o que pode até ser o caso. Mas, por falta de meios humanos e materiais no combate à facção que toca terror no RN. O mal se alastra e o lero-lero de que está tudo voltando à normalidade coloca o povo em perigo maior.

O Senador Styvenson Valentim (Podemos) pediu ao presidente o envio de tropas das Forças Armadas, acionando a operação Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Corretíssimo. Legislação permite que o presidente Lula disponha delas em caso em caso de esgotamento das tropas regulares de segurança pública.

Já tivemos acionamento da GLO, como na gestão do então governador Robinson Faria (PSD, hoje no PL). Foi eficiente e pacificou o RN no período em que aconteceu motim policial. Agora, podemos ter de novo essa iniciativa em nome de vidas, patrimônios públicos e privados. Claro, se a prioridade for essa. Polícias do RN estão no limite. O crime, não.

Terror se espalha no RN desde terça-feira (14) e até agora, quinta-feira (16), a Força Nacional tem – dizem, não se sabe – cerca de 105 homens no RN. A maioria ou sua totalidade, não passou da Reta Tabajara. Mossoró aguarda-os. Caicó e outros municípios também.

Vamos!

*Veja série de matérias sobre ataques criminosos recentes no RN: AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI).

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Opinião da Coluna do Herzog / Política / Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Naide Maria Rosado de Souza diz:

    Não tenho dúvidas. Se o governo do RN estivesse nas mãos de adversário do governo federal já teria ocorrido intervenção.

  2. Roncalli Guimarães diz:

    O RN do norte é um estado condenado ao fracasso. Não temos um só político sério. Uma situação grave dessa e somente agora se monta um gabinete de crise . Presidente da assembleia mudo , presidente do TJ mudo , secretário da seap não tem o que dizer as famílias dos presos pq nao tem plsnejamento , secretsrio de segurança não tem como dar resposta pq comanda uma polícia com efetivo insuficiente , com viaturas inadequadas e ainda atrasando diárias operacionais e uma oposição que só chega junto pra fazer proselitismo . Relatórios já apontavam essa crise e todos os políticos tinham acesso , mas nenhum , seja governista ou oposição , apontou uma plano pra prevenir um caos desse .

  3. heytor george diz:

    Há mais tempo !! O Estado sob o domínio da união, bandido pede para sair, o Exercito no cumprimento da lei e da ordem, bandido pede para sair, caso contrário CPF cancelado.

  4. Anderson diz:

    As forças armadas são incompetentes, no termo literal, para lidar com segurança pública. Forças armadas existem para serem acionadas contra inimigos externos e para a defender o território contra ameças do exterior. É de uma imbecilidade enorme defender GLO para a finalidade de patrulhar as ruas, uma verdadeira ignorância do significado de tal ato ou má fé mesmo, como no caso de um senador que quer aparecer às custas do sofrimento da população do RN. O problema na segurança pública aqui é crônico e não será resolvido com passe de mágica nem com atos estúpidos impensados. Lugar de forças armadas é nas fronteiras, por onde passam milhares de armas e toneladas de drogas sem que ninguém clame por GLO. Precisamos de inteligência policial para ontem, isso sim.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Bom dia, Anderson. Acho que você não entendeu o propósito e a natureza da GLO. Ela é emergencial e, normalmente, para não extrapolar 30 dias. O seu emprego não é para resolver as deficiências da segurança pública, mas aplacar situação-limite de convulsão social. Cessado, cessado. Abraços e saúde e paz.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.