• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 08/05/2023 - 16:46h
Na marra

Invasões voltam a crescer com Lula após baixa com Bolsonaro

Do Poder 360invasoes-mst-drive-3-mai-2023-1

Em 4 meses do governo Lula (PT), o Brasil registrou 56 invasões realizadas por movimentos sem-terra, segundo o relatório do Observatório da Oposição, produzido pelo PL (Partido Liberal) a partir de dados da Frente Parlamentar de Agricultura (FPA). É uma alta de 143% em relação a 2022.

O número também representa só 6 ocupações a menos do que as registradas durante toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De 2019 a 2022, o Brasil contabilizou 62 invasões de terra. Os dados de 2023 apresentados pelo relatório divergem da base de dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

De acordo com o instituto, até 17 de abril deste ano, o Brasil registrou 33 ocupações de terra.

O Poder360 procurou a FPA, mas não recebeu respostas até a publicação deste texto. O espaço segue aberto. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o baixo número de invasões entre 2019 e 2022 está relacionado à pandemia. O movimento também contestou os dados. Disse que foram 191 ocupações durante a gestão de Bolsonaro.

Ápice

O maior número de invasões registrada no Brasil data de 2004, durante o 1º mandato de Lula. A quantidade de invasões se manteve alta durante os 2 governos petistas.

Em 2016, ano do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o número de invasões caiu bruscamente.

Saiu de 182 em 2015 para 57 no ano seguinte. Durante o governo de Michel Temer (MDB), a taxa variou entre 11 e 14 ocupações por ano, permanecendo baixa a partir de 2019.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. FRANSUELDO VIEIRA DE ARAUJO diz:

    Cada qual meu Caro, usa e abusa do termo que.politicamente melhor se adequa a sua visão de mundo e ao seu ideário político/, doutrinário e ideológico.

    Nesse sentido, não considero invasão e sim, ocupação de TERRAS e espaços sejam urbanos ou rurais, geralmente outrora adquiridos através de grilagens e outras formas de apropriação indebita e que nos mais das vezes , jamais Cumpriram sua função social, estatuida nessas respectivas e constitucionais Leis .

    Quem ousar dissentir do meu sentir de ordem política, por favor , primeiro leia a Constituição de 1988 e, logo depois o Estatuto das Cidades, bem como sobre como a grande maioria dos países ditos capitalistas, realizaram suas respectivas reformas agrárias, ainda no século XIX.

    Não esqueçamos, no Brasil do latifúndio urbano e rural criminoso e impune, na prática, ainda vide raízes da Carta Regia ,.por CONSEGUINTE da visão das Capitanias e dos Capitães Hereditários em pleno século XXI..!!!

    Por último, oportuno demarcar, que, não podemos e não devemos reclamar da violência urbana e rural, sem nos atermos aos aspectos acima.mencionacos, mesmo por que a real violência está na imoral concentração de renda, dinheiro e poder…!!

    O mais são aleivosias, obtusidades e ignorâncias de toda ordem…!!

  2. Rafael Cataguases diz:

    Gostaria de saber como o nobre FRANSUELDO VIEIRA reagiria a uma ocupação de uma terra sua.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.