• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 21/07/2022 - 23:04h
ANRL

Isaura Amélia lançará livro sobre “precursor da arte potiguar”

O cenário das artes plásticas em Natal nos primeiros anos do Século XX transitava entre salões, escolas e as belas artes. Dentre os nomes que se destacavam no Nordeste estava o natalense Moura Rabello, que retratou inúmeras personalidades da cidade com a maestria dos grandes retratistas. Nascido em Natal no final do século XIX, o artista ganha o aprofundamento de sua trajetória e obra através de uma pesquisa da professora Isaura Amélia Rosado Maia, agora transformada em livro: “Moura Rabello: precursor da arte potiguar”, será lançado dia 29 de julho, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANRL).

Isaura Amélia fez ampla pesquisa à produção do livro (Foto: divulgação)

Isaura Amélia fez ampla pesquisa à produção do livro (Foto: divulgação)

A programação começa às 18h com a exposição “Rabello em Vário Ângulos”, reunindo 14 obras do pintor sob a curadoria do colecionador de arte e promotor público Manoel Onofre Neto. Haverá ainda um bate-papo sobre o artista com participação da filha Marlene Rabello (Tema: “O Pai”), Antônio Marques (“O Artista), Manoel Onofre (“O Escritor”), Gustavo Sobral (“Os Acervos do IHGRN) e Isaura Rosado (“A Imprensa”).

Logo após acontece a sessão de lançamento do livro.

O livro

Editado pela jornalista e fotógrafa Ângela Almeida, o livro de Isaura Amélia é uma contribuição singular à compreensão do movimento artístico e cultural nos primeiros anos do século passado.

Rabello em autorretrato (Reprodução)

Rabello em produção de 1929 (Reprodução)

“O livro percorre a Natal artística nos primeiros 50 anos do Século XX, antes da exposição coletiva de Newton Navarro, Dorian Gray Caldas e Ivon Rodrigues,  marco bem definido nas nossas artes plásticas como arte moderna”, comenta.

Isaura Amélia, ex-secretária extraordinária da Cultura do RN e também com atuação em pasta similar na Prefeitura de Mossoró,  colheu parte de depoimentos da filha mais nova de Moura, Marlene Rabello.

Ela tem 90 anos e é dona de uma lucidez surpreendente e de memória invejável.

Também fez uma vasta pesquisa na imprensa local que já registra Moura Rabello pintando em 1913. Ele ficou conhecido pelos retratos que fazia sob encomenda a partir de fotografias.

Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e YouTube AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.