Janeiro de 2022 foi o mês mais letal da covid-19 desde setembro de 2021. Foram 9.923 vítimas –mais que o triplo de dezembro (2.770).
Os números são de mortes por data real divulgados no último boletim epidemiológico do coronavírus do Ministério da Saúde.
Veja mais sobre essa estatística abaixo:
O patamar está abaixo do auge da pandemia. Foram 80.958 vítimas em março de 2021. Mas o aumento em janeiro mostra o impacto da variante Ômicron no país. O número de vítimas diárias superou 630, nível que não era visto desde agosto.
Apesar de a variante ser menos letal, o crescimento dos casos também eleva mortes. O número de infectados nunca foi tão elevado como em janeiro. Sistemas de saúde voltaram a ficar sobrecarregados.
Morte por data
Há duas estatísticas de mortes por Covid. A mais conhecida é a das notificações: esse número é divulgado diariamente no Poder360 e em vários veículos jornalísticos.
O outro dado, mais preciso, é a data real da ocorrência do óbito. Mostra o dia em que as pessoas de fato morreram. Esse registro permite verificar de maneira mais precisa o estágio em que a pandemia se encontra. Os gráficos desta reportagem mostram a diferença das duas estatísticas.
Em laranja, está a quantidade de vítimas confirmadas em 24h pelo Ministério da Saúde –só que cada um desses óbitos pode ter ocorrido em diferentes datas. Já em azul, está a quantidade de pessoas que de fato morreram naquele dia.
Veja íntegra da reportagem do Poder 360 AQUI.
Acompanhe o Canal BCS (Blog Carlos Santos) pelo Twitter AQUI, Instagram AQUI, Facebook AQUI e Youtube AQUI.
Faça um Comentário