No pior cenário para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), caso seja cassado hoje, a Casa não sofrerá uma baixa que lhe emperre os trabalhos nos próximos dias. Os bastidores de uma negociação envolvendo as bancadas do PMDB, do PSDB e do DEM, com um possível aval do Palácio do Planalto, vêm à tona simultaneamente às indecisões que rondam o Congresso. E o nome do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) aparece como possível substituto de Renan, caso o alagoano perca o mandato.
O texto acima é abertura de matéria de hoje no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, uma das mais influentes publicações do país. A reportagem revela que o senador Potiguar está em alta, podendo substituir Renan, caso realmente ocorra sua cassação nesta quarta, 12.
Veja abaixo, o restante da matéria:
Ontem, Garibaldi chegou ao Congresso munido com um discurso preparado especialmente para cacifar-se com os aliados que lhe garantem o apoio. Até então relegado ao fundo do plenário, esquecido pelos caciques e mudo sobre a crise vivida pela Casa, Garibaldi – conhecido pela relatoria da CPI dos Bingos – subiu à tribuna e foi taxativo. O correligionário do presidente do Senado confirmou que será menos um voto a favor de Renan.
– Não condeno explicitamente o senador, mas quero absolver o Senado – discursou Garibaldi. – Creio ser este o meu dever e não vejo alternativa outra senão impedir que persista indefinidamente esta sangria mortal da credibilidade de nossa instituição. Antes de discursar, Garibaldi avisou sobre a decisão a José Sarney (PMDB-AP), o mais próximo a Renan, e ao próprio presidente da Casa, que pouco se importou.
Pouco depois de descer da tribuna, foi cumprimentado por aliados, entre eles o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que nega ser potencial candidato caso Renan saia de cena. Preferiu elogiar o colega e apontá-lo como um grande quadro para o cargo.
– É um bom nome – sintetizou Jarbas.
Outro elogio partiu mais tarde do líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM).
– Ele fez um discurso de estadista – elogiou Virgílio."
Faça um Comentário